O Projeto Estação Compartilhar Massangana está entre os quatro finalistas do Ecobrasil 2023 – 16º Seminário Nacional sobre Indústria Marítima e Meio Ambiente 

A Estação Compartilhar Massangana, espaço de lazer, de convivência e de capacitação profissional, inaugurada pelo Porto de Suape na comunidade homônima, no Cabo de Santo Agostinho, é um dos quatro finalistas do Prêmio Portos e Navios de Responsabilidade Socioambiental. Entregue em 19 de janeiro de 2022, o equipamento foi instalado num imóvel de 100 metros quadrados de propriedade da estatal portuária e já atendeu a mais de 7 mil pessoas da localidade e de áreas vizinhas, entre crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. 

O concurso faz parte da programação do Ecobrasil 2023 – 16º Seminário Nacional sobre Indústria Marítima e Meio Ambiente, que acontece nesta quarta (26) e quinta (27), no Hotel Mirador, no Rio de Janeiro. Os projetos serão apresentados no primeiro dia do evento e o vencedor será conhecido no dia posterior. Nesta terceira edição do prêmio, a primeira após a pandemia de covid-19, 22 projetos de empresas de todo o país foram inscritos. 

Estão representados os segmentos de portos e terminais, estaleiros, companhias de navegação, fabricantes e mineradoras. Ao longo do evento, haverá várias palestras sobre o setor portuário brasileiro nas áreas de sustentabilidade, inovação, cultura ESG (sigla em inglês para gestão ambiental, social e de governança) e energias renováveis.

Suape será representado no evento pelo diretor de Sustentabilidade, Carlos Cavalcanti; pelo coordenador de Assistência Social da empresa, Paulo Teixeira; e pelo analista ambiental Matheus Aragão. Cavalcanti participará, no dia 26, de uma palestra cujo tema é “Suape: onde o desenvolvimento e a sustentabilidade andam juntos”. 

SATISFAÇÃO

“Estamos muito felizes em participar de um evento tão importante para o setor portuário nacional e, por sua vez, concorrer com um projeto socioambiental de sucesso. Nosso objetivo é garantir o desenvolvimento local, cuidando sempre da sustentabilidade nas comunidades do território de Suape”, pontua o diretor de Sustentabilidade. 

Ainda no mesmo dia, o coordenador Paulo Teixeira fará a apresentação do projeto Estação Compartilhar, que concorre à premiação. “Estou muito feliz com a oportunidade de apresentar para o Brasil este belo projeto socioambiental”, ressalta. Já o analista ambiental, Matheus Aragão acompanhará os debates para conhecer as principais tendências do setor. 

“Já estou no terceiro curso oferecido na Estação Compartilhar. O primeiro que me inspirou foi o de massa e pão. A partir daí, tomei gosto para adquirir novos conhecimentos culinários. Tenho recebido encomendas e levado meus pães para vender em vários lugares”, afirma Islâine Cunha, moradora da comunidade.

EQUIPAMENTO

A Estação Compartilhar é um espaço multifuncional que dispõe de biblioteca com cerca de 700 livros, computadores com acesso gratuito à internet, sala multimídia, espaço infantil, cozinha-escola e área externa para atividades recreativas. O espaço funciona das 7h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira, com atividades de incentivo à leitura e realização de cursos para capacitação dos moradores da região.