“O burnout é maior para as mulheres: saiba o porquê” será o tema central da palestra da psicanalista e Presidente do Ipefem (Instituto de Pesquisa e Estudos do Feminino), Ana Tomazelli, no SOMA, maior evento do país voltado ao protagonismo feminino no mercado imobiliário, organizado pelo Instituto Mulheres do Imobiliário. Essa abordagem se faz urgente, considerando as pressões e desafios únicos enfrentados pelas mulheres no ambiente de trabalho.
Frases como “estou exausta o tempo todo”; “só quero ficar na cama”; “não me sinto valorizada no trabalho” podem ser sinais de alerta de que alguém está passando por burnout e precisa de apoio e intervenção, tanto no ambiente de trabalho quanto no âmbito pessoal.
Dados alarmantes do Índice Regional de Assimetrias (IRA) 2023, promovido pelo Instituto Mulheres do Imobiliário (IMI) com o Instituto de Pesquisa & Estudos do Feminino (Ipefem), revelam que as mulheres que vivem em um ambiente assimétrico de gênero têm até 67% mais chances de desenvolver burnout do que em outros ambientes, em relação aos homens. O mesmo estudo mostra que 71% das mulheres relataram ter sofrido bropriating — a prática de um homem se apropriar de uma ideia de uma mulher e levar os créditos por ela, e 35% delas passaram por essa situação mais de três vezes. Os resultados da pesquisa de 2024 serão apresentados no palco, dia 15 de agosto, como uma das grandes atrações do evento.
“Essa prática não só desvaloriza o trabalho e a criatividade das mulheres, mas também reforça a desigualdade de gênero ao perpetuar a ideia de que as contribuições masculinas são mais valiosas ou dignas de reconhecimento. O impacto psicológico e profissional é significativo, minando a confiança e as oportunidades de ascensão das mulheres no ambiente corporativo. Além disso, esse tipo de comportamento contribui diretamente para o aumento dos níveis de estresse e burnout entre as profissionais”, explica a psicanalista Ana Tomazelli.
O burnout, caracterizado por um estado de exaustão física, emocional e mental, é frequentemente resultado de um ambiente de trabalho tóxico e desrespeitoso. Mulheres que enfrentam constantemente atitudes machistas, como o bropriating, tendem a sentir uma pressão adicional para provar seu valor e competir por reconhecimento. Essa luta contínua pode levar ao esgotamento, afetando não apenas a saúde mental e física, mas também a produtividade e o engajamento no trabalho.
“É crucial que as organizações reconheçam a importância da saúde mental e ataquem os ofensores: altíssima demanda, ambiente tóxico e recompensas desequilibradas, além de dar suporte adequado aos seus profissionais” enfatiza Ana. A especialista acrescenta que só será possível reverter esses números se houver uma educação começando pelos líderes, para que a empresa reveja seus processos e se adapte. “Se o topo da hierarquia abordar essas questões de frente, as empresas não apenas melhoram o bem-estar de seus times, mas também fortalecem a resiliência e a produtividade da equipe. Pessoas doentes refletem um ambiente doente”, declara.
Ana Tomazelli também é autora e coordenadora da pós-graduação Anhanguera em liderança e gestão de equipes saudáveis. A fundadora do Ipefem já cuidou de mais de 9 mil mulheres nos últimos 5 anos e tem o lema “chega de mulheres com burnout. Em suas redes sociais, com mais de 40 mil seguidores, a psicanalista comenta sobre o mercado de trabalho para a geração Z, saúde mental no trabalho, burnout, liderança e estudos do feminino.
“É fundamental abrirmos o espaço do nosso evento nacional para uma temática tão importante e que vai muito além dos assuntos especialistas do setor imobiliário. É preciso cuidar da saúde mental, acima de tudo”, ressalta a diretora do SOMA, Raquel Trevisan.
SOMA reúne especialistas do setor na capital paulista
O SOMA chega à sua terceira edição e dá ainda mais destaque às principais empreendedoras e executivas do setor, nos dias 14 e 15 de agosto. O evento será realizado no MASP (Museu de Arte de São Paulo), um dos mais importantes museus da América Latina e um marco emblemático da capital paulista.
Os dois dias de evento contarão com mais de 20 palestras sobre temas como inteligência artificial, solidão na liderança, locação por temporada e cidades inteligentes, maternidade nas empresas, burnout, marketing digital e leilões. Dentre as vozes que ecoarão no MASP, estão confirmadas: Janaína Santos, especialista em Regularização de Imóveis Comerciais e Industriais e Inspetora CREA SC; Luiza Junqueira, Arquiteta, Urbanista e Sócia-fundadora da Straubjunqueira; Danilo Igliori, Fundador da DataZAP; Bianca Setin, Vice-Presidente da Setin Incorporadora; Valéria Bechara, sócia fundadora do Jaime Lerner Advogados; Elisabete França, Secretária Municipal de Urbanismo e Licenciamento no Estado de São Paulo; Juliana Abrusio, sócia na Machado Meyer Advogados, entre outros grandes nomes.
“É incontestável ver o quanto encontros como esse são importantes. Levantar assuntos pertinentes como habitação, protagonismo da mulher negra no setor e tantos outros que fizeram parte do SOMA é reforçar, não apenas a necessidade do diálogo, mas especialmente buscar soluções para o combate ao machismo e racismo em todas as esferas”, declara a fundadora e diretora-presidente do Instituto Mulheres do Imobiliário, Elisa Rosenthal,
Além das palestras, conhecimentos, experiências e conexões, o evento espera gerar potente networking, além de ser um espaço para a concretização de importantes negócios e parcerias. “O SOMA é um evento onde nós, mulheres, somos protagonistas e trazemos nossas experiências para fomentar discussões relevantes no mercado”, reforça Raquel Trevisan.
O evento já conta com apoio de grandes empresas como Grupo OLX, Zap, Viva Real, Refúgios Urbanos, Charlie, Apê11, Imóveis Crédito Real, Aqua, Andazai Imóveis, Setin Incorporadora, Oka, dentre outras.
SERVIÇO:
SOMA
Data: 14 e 15 de agosto de 2024
Endereço: MASP (Museu de São Paulo) Av. Paulista, 1578 – Bela Vista, São Paulo–SP
Inscrições e mais informações: Para saber mais sobre a programação completa e garantir sua participação no SOMA, acesse o site oficial do evento.
Instituto Mulheres do Imobiliário
Primeiro e maior grupo feminino do setor imobiliário no País, dedicado à equidade de gênero na cadeia produtiva. Seu objetivo é promover igualdade e equidade, além de defender o meio ambiente, sustentabilidade, desenvolvimento econômico e inclusão social, especialmente para mulheres. Suas atividades incluem educação, geração de trabalho decente, acesso à habitação, apoio ao empreendedorismo feminino e combate à discriminação. O Instituto também promove relações positivas entre áreas urbanas e participação democrática na gestão urbana. Saiba mais: www.mulheresdoimobiliario.com.
Elisa Rosenthal é a fundadora e diretora-presidente do Instituto Mulheres do Imobiliário. Como mentora de profissionais de diversas áreas, ela continua motivando e preparando mulheres para cargos de liderança. Elisa foi a primeira paulista a ser certificada pelo curso de Liderança Avançada para Mulheres pela Shakti Fellowship, em parceria com a San Diego University, Califórnia. Reconhecida como LinkedIn Top Voices e TEDx Speaker, ela é uma influente colunista da HSM Management e Exame Invest. Vencedora do prêmio A Voz Feminina do Mercado Imobiliário, Elisa possui formação em Arquitetura pelo Mackenzie, pós-graduação em Administração de Empresas com extensão em Negócios Imobiliários pela Fundação Getulio Vargas e é formada como Conselheira de Administração pelo IBGC. Atualmente, ela está cursando pós-graduação em Urbanismo e o Futuro das Cidades pela PUCPR. Sua trilogia sobre liderança feminina para o LinkedIn Learning já alcançou mais de 25 mil alunos.
Ipefem
Fundado em 2019, o Instituto de Pesquisa de Estudos do Feminino e das Existências Múltiplas – Ipefem atua em três pilares, que podem acontecer coordenadamente ou individualmente: pesquisa, educação e terapia. Em Pesquisas, considera-se todas as modalidades técnicas de pesquisa que considerem recortes por gênero, orientação sexual e saúde mental. Em Educação, o instituto tem a Comunidade Ipê, uma plataforma de educação à distância, baseada em Lifelong Learning, dedicada a aulas expositivas e micro conteúdos de impacto. Em Terapia, o instituto já atendeu milhares de pessoas, oferecendo apoio terapêutico individual ou em grupo, podendo ser atendimentos gratuitos ou com valores simbólicos acessíveis. Saiba mais:https://ipefem.org.br/
Ana Tomazelli, psicanalista e CEO do Ipefem (Instituto de Pesquisas & Estudos do Feminino e das Existências Múltiplas), uma ONG de educação em saúde mental para mulheres no mercado de trabalho. Mentora de Carreiras, Executiva em Recursos Humanos, por mais de 20 anos, liderou reestruturações de RH dentro e fora do país. Com passagens pelas startups Scooto e B2Mamy, além de empresas tradicionais e consolidadas como UHG-Amil, Solera Holdings, KPMG e DASA (Diagnósticos da América S/A). Mestranda em Ciências da Religião pela PUC-SP e membro do grupo de pesquisa RELAPSO (Religião, Laço Social e Psicanálise) da Universidade de São Paulo, também é pós-graduada em Recursos Humanos pela FIA-USP e em Negócios pelo IBMEC-RJ. Formada em Jornalismo pela Laureate – Anhembi Morumbi.