Pessoas de qualquer idade que tenham completado o ensino médio podem se inscrever para aprender a programar. Os cursos são totalmente gratuitos. Turmas abertas em: Recife, Carpina, Garanhuns, Goiana, Petrolina e Caruaru.
O Centro de Excelência em Tecnologia de Software – Softex Pernambuco acaba de iniciar as inscrições para o programa Formação Acelerada em Programação – FAP. Com o objetivo de formar 1 mil profissionais para o mercado de TI, a ação é desenvolvida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, a partir do Softex Nacional, e parceria da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação – Assespro Nacional e regional Pernambuco, do Sindicato da Empresas de Tecnologia de Pernambuco – Seprope e instituições de ensino.
A Formação Acelerada em Programação vai capacitar mil jovens e adultos em 24 semanas, com um total de 276 horas, sendo 180 no modo EAD e 96 horas de aula presenciais. Não é necessário ter conhecimento n a´rea. A única exigência é que tenha o ensino médio completo. Para o presidente do SoftexRecife, Yves Nogueira, a principal contribuição do programa será na inserção de novos profissionais no mercado de trabalho que passa por um período de escassez de mão de obra.
O FAP tem como objetivo formar desenvolvedores em programação Front-end e Back-end, combinando conhecimentos teóricos e práticos. Na formação Front-end, o aluno aprenderá como desenvolver interfaces web, ricas em visual e interação com o usuário. Na formação Back-end, o aluno aprenderá como desenvolver arquiteturas de servidor, que interagem com aplicações web.
“É uma contribuição nossa, em parceria com as entidades do setor, e a participação fundamental do Softex Nacional para tentar amenizar esse problema que vem afetando tanto as empresas de tecnologia”, explica Yves Nogueira.
Entre os núcleos de formação do programa, estão a Região Metropolitana do Recife, Caruaru, Garanhuns e Petrolina.
A ação aconteceu após uma ação integrada do setor de TIC, liderada pela Federação das Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação – Federação Assespro. A entidade alertou sobre o risco do setor sofrer um apagão de mão de obra e lançou um manifesto pela manutenção da competitividade tecnológica do País e a geração e preenchimento de empregos de qualidade.
O Softex Pernambuco
O Centro de Excelência em Tecnologia de Software – Softex Pernambuco atua com o objetivo de incentivar o sistema de negócios de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) em Pernambuco, promovendo a integração, capacitação e certificação empresarial, apoiando a inserção competitiva das empresas no mercado para aumentar os seus resultados. Atualmente, a entidade tem 238 empresas associadas que contam com todo suporte de mentorias e consultorias para o desenvolvimento empresarial.
SERVIÇO
Inscrições:
http://www.softexrecife.org.
Duração do curso 24 semanas
• 180 horas em EAD
• 96 horas no Presencial.
• A parte presencial é uma vez por semana num laboratório para tutoria e orientações
• O curso é promovido pelo SOFTEXRECIFE/ASSESPRO/SEPROPE com recursos do MCTI e parcerias com instituições de ensino
• Estarão abertas 1.000 vagas
• O início está previsto para começo de maio
• Única exigência: curso médio
• Quando fecharem as inscrições as turmas serão formadas
• Turmas de 25//30 alunos
• Os inscritos serão informados do andamento do processo
Os alunos de curso de Front end aprenderão as linguagens:
Lógica de Programação e Orientação a Objetos
JavaScript
HTML + CSS / SASS
Angular 2+
Web services – Client
Noções de UX
Os alunos de curso de Back end aprenderão as linguagens:
Lógica de Programação e Orientação a Objetos
Java Script
Padrões de Desenvolvimento de Software
Web Services – Server
Noções de Banco de Dados
Node JS + express