Xingó permanece sem alteração. Em atendimento ao ONS as vazões de saída passaram a ser praticadas na quinta-feira, 28

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Eletrobras Chesf) informa que, em atendimento à necessidade apresentada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) de otimização energética do Sistema Interligado Nacional (SIN) envolvendo outras regiões do País, será reduzida a vazão no reservatório da Usina de Sobradinho (BA). 

A partir desta quarta-feira (28), a Companhia passa a praticar vazões de saída do reservatório de Sobradinho de 1.300 metros cúbicos por segundo (m³/s), enquanto Xingó permanece com vazão no patamar de 1.100 m³/s. Esses valores permanecerão até nova avaliação. 

A Companhia ressalta que a operação nos reservatórios é permanentemente avaliada, podendo haver variações em função da necessidade de controle dos níveis dos reservatórios ou de acordo com a demanda de otimização energética. 

Reforça, ainda, que é fundamenta a não ocupação, por parte da população de comunidades ribeirinhas, das áreas de calha do Rio São Francisco, visto que as usinas têm capacidade de verter até 4.200 e 3.000 m³/s, respectivamente, elevando o nível do rio em caso de situações emergenciais.