A instituição financeira cooperativa visa diversificar ainda mais a sua gestão, empoderando mulheres por meio da educação.

No dia 21 de setembro, a Sicredi Recife lançará o seu Comitê Mulher, composto integralmente por mulheres associadas. O objetivo é promover a equidade de gênero, a capacitação e o empoderamento feminino para que elas possam, cada vez mais, assumir novos papéis de protagonismo e lideranças cooperativistas em suas comunidades. O lançamento será realizado de forma on-line, com a presença apenas das membras selecionadas para o comitê e dos convidados: Presidente da Sicredi Recife, Dr. Floriano Quintas; Superintendente da Fundação Sicredi, Romeo Balzan; e Especialista de Desenvolvimento do Cooperativismo da Fundação Sicredi, Francieli Prado.

“O Comitê Mulher vem com o intuito de proporcionar protagonismo às associadas para que elas possam participar da gestão. O programa é inovador pelo fato de ter esse olhar para a pluralidade no ambiente de trabalho, reforçando o fato de que mulheres podem assumir cargos de liderança”, explicou o Presidente da Sicredi Recife, Floriano Quintas.  

De acordo com o Superintende da Fundação Sicredi, Romeo Balzan, na conjuntura atual da sociedade é indispensável que as empresas se atualizem e promovam uma maior diversidade em suas equipes, colaboradores e serviços prestados, fomentando assim, as políticas de gênero. “Isso é muito importante quando falamos de sustentabilidade a longo prazo. Não é moda. É necessidade. E se queremos uma sociedade mais próspera, que é o nosso propósito, precisamos pensar com efetividade em inclusão, diversidade e equidade”, argumenta. 

Segundo a pesquisa da Consultoria McKinsey and Co, que analisou cerca de mil companhias de 12 países, empresas com maior diversidade cultural e de gênero apresentam melhores resultados. “Juntando esse dado com o fato de que, na Sicredi Recife, temos uma preocupação real com a questão de equidade de oportunidades, tomamos a decisão de criar o comitê. É algo que termina por influenciar até mesmo na perenidade da cooperativa”, destacou a Assistente de Desenvolvimento do Cooperativismo, Ana Carla Leão.

Atualmente, conforme dados da Organização das Cooperativas do Brasil (base 2021), a representatividade de mulheres no quadro social das cooperativas brasileiras é de 40%, entretanto este número cai para 20%, quando se relaciona com cargos de liderança. “Por este motivo o Sicredi vem investindo na temática de equidade de gênero empoderando mulheres associadas, por meio de um programa formativo, aproximando-as da governança das nossas cooperativas”, enfatizou a Coordenadora de Desenvolvimento do Cooperativismo da Fundação Sicredi, Carla Katsurayama.

ODS – Sempre com o olhar para a sustentabilidade, o Comitê Mulher da Sicredi Recife, está conectado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), de números 4 e 5, que valorizam a educação de qualidade e igualdade de gênero, respectivamente.  

Sobre – A Sicredi Recife conta com mais de 17 mil associados e 95 colaboradores. A instituição está presente nas cidades de Recife, Olinda, Paulista, Vitória de Santo Antão e Goiana, com uma rede de atendimento de 8 agências. A cooperativa financeira integra o Sistema Sicredi, que oferece mais de 120 anos de credibilidade e solidez aos mais de 6 milhões de associados. O Sistema tem presença nacional em todos os estados brasileiros e Distrito Federal, com mais de 2.200 agências.