Apresentação de professores da Escola Pernambucana de Choro será nesta sexta-feira, ao meio-dia, com acesso gratuito. Neste feriadão matuto, museu estará de portas abertas até o domingo
Que caldo dá o encontro do forró com o choro e o Frevo? A resposta chega com a edição especial do ‘Hora do Frevo’, projeto instrumental do Paço do Frevo marcado para esta sexta-feira (21), ao meio-dia, com entrada franca. O show dos professores da Escola Pernambucana de Choro integra a programação de junho do museu, que estará de portas abertas até o domingo (23) neste feriadão de São João. Dia 24, como em todas as segundas-feiras, o Paço fecha para manutenção.
As similaridades entre os três gêneros musicais vão estar na apresentação de Junior Teles, Rafael Marques, Ângelo Lima, Mozart Ramos, Julio Cesar, João Paulo Albertim e Bruno Nascimento, professores da Escola Pernambucana de Choro que, desde março deste ano, está funcionando dentro do Paço do Frevo. O repertório do show destaca a produção local, revelando que o choro foi visitado por compositores pernambucanos consagrados por outros estilos, a exemplo de Capiba e Luiz Gonzaga. O público terá a oportunidade de apreciar como elementos rítmicos, melódicos e harmônicos se entrelaçam, criando o que é a essência da música pernambucana.
Após o show, haverá um bate-papo livre com foco nas origens históricas e características que unem o Frevo, o forró e o choro.
PAÇO DO FREVO – Reconhecido pelo Iphan como centro de referência em ações, projetos, transmissão, salvaguarda e valorização de uma das principais tradições culturais do Brasil, o Frevo é patrimônio imaterial pela Unesco e pelo Iphan e um um convite à celebração da vida. Por meio da ativação de memórias, personalidades e linguagens artísticas, Paço do Frevo é seu lugar máximo de expressão, na manutenção de ações de difusão, pesquisa e formação nas áreas da dança e da música, dos adereços e das agremiações do Frevo.
O Paço do Frevo é uma iniciativa da Fundação Roberto Marinho, com realização da Prefeitura do Recife, por meio da Fundação de Cultura da Cidade do Recife e da Secretaria Municipal de Cultura, e gestão do Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG). Por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet, em 2024 o museu tem o patrocínio master do Nubank, o papel de mantenedor do Instituto Cultural Vale, o patrocínio da Rede e Vitarella, o copatrocínio da SulAmérica, com o apoio do Grupo Globo e da White Martins.
SERVIÇO
Hora do Frevo especial com a Escola Pernambucana de Choro
No térreo do Paço do Frevo
Dia 21 de junho (sexta-feira), ao meio-dia
Acesso gratuito
Paço do Frevo – Praça do Arsenal da Marinha, s/n, Bairro do Recife, Recife
Horários: Terça a sexta, 10h às 17h | sábado e domingo, 11h às 18h
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia) – entrada gratuita às terças-feiras
Site: https://pacodofrevo.org.br/
Instagram: @pacodofrevo