Os serviços acontecem por meio do Centro Integrado de Saúde, que fica no campus Piedade e Conde da Boa Vista
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 700 mil pessoas comentem suicídio por ano. Já nos últimos 20 anos, os casos subiram de 7 mil para 14 mil ao ano, de acordo com o DataSUS. O número representa um caso a cada hora, sem contar os episódios que não foram notificados. A Campanha do Setembro Amarelo tem como intuito conscientizar a população sobre a importância da saúde mental e de procurar ajuda profissional.
Fatores ambientais, socioculturais e existenciais, sendo o adoecimento mental, o causador de risco mais importante para o suicídio, podendo incluir depressão e transtorno por uso de drogas e alcoolismo. Por isso, é importante ficar atento para identificar as mudanças comportamentais e no discurso desde o início. A família, os amigos ou pessoas próximas podem ajudar nesse processo de diagnóstico.
Segundo a psicóloga e professora do Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG), Cynthia Andressa, nem sempre os sintomas de depressão são só de tristeza e desânimo. “Eles podem incluir perda de peso, sentimento de culpa, irritabilidade e falta de esperança. Os sintomas mais prevalentes são: irritabilidade, ansiedade e angústia. Existem situações, sobretudo no início, ou até mesmo de acordo com a intensidade dos sintomas, que podem ser mais difícil o processo de identificação, daí a importância de se ter o máximo de atenção sempre que suspeitar que possa estar vivenciando esse processo do adoecimento.”, informa.
Aos primeiros sinais, é importante procurar a ajuda de um psicólogo, psiquiatra ou alguém que tenha a formação para cuidar de pessoas nessa condição, as Instituições de acolhimento especializadas, como o Centro de Valorização da Vida (CVV), Organizações Não Governamentais (ONGs), Clínicas escolas ou, até mesmo, uma emergência. Por essa razão, para servir de fortalecimento, apoio e a busca por ajuda, que a UNIFG tem ofertado atendimentos psicológicos gratuitos, por meio do Centro Integrado de Saúde (CIS), que promove uma escuta humanizada e acolhimento para pessoas que enfrentam casos de depressão.
“É importante alguém encorajar essa pessoa a procurar a psicologia. O CIS já é referência em nossas unidades, acolhendo, sendo direcionado para psicoterapia, estabelecendo um vínculo de confiança com esse profissional, recebendo apoio, devolutivas, intervenções de fortalecimentos e acompanhamento direcionando para um atendimento multiprofissional. Geralmente essas pessoas não buscam ajuda sozinhas e precisam ser ajudadas para procurar algum serviço especializado”, explica a psicóloga e coordenadora do CIS, Geovana Santos.
ATENDIMENTO PSICOLÓGICO GRATUITO – A UNIFG oferece de forma gratuita atendimentos psicológicos nos campi da Boa Vista, no Recife, e Piedade, em Jaboatão dos Guararapes. Os agendamentos devem ser feitos pelos números (81) 3461-5550 ou (81) 3461-5529, ou indo diretamente no campus Piedade, que fica na Rua Comendador José Didier, nº 27, Piedade; ou no Centro Universitário da Boa Vista, localizada na Avenida Governador Carlos de Lima Cavalcanti, nº 155, no centro do Recife.
Familiares e amigos fiquem atentos para alguns sintomas:
- Desânimo, cansaço fácil, necessidade de maior esforço para fazer as coisas;
- Diminuição ou incapacidade de sentir alegria e prazer;
- Desinteresse, falta de motivação e apatia;
- Sentimentos de medo, insegurança, desesperança, desespero e desamparo;
- Pessimismo, ideias frequentes e desproporcionais de culpa, baixa auto-estima;
- Sensação, inutilidade, ruína e fracasso;
- Interpretação distorcida e negativa da realidade;
- Dificuldade de concentração, raciocínio mais lento e esquecimento;
- Diminuição do desempenho sexual;
- Perda ou aumento do apetite e do peso;
- Insônia ou despertar matinal precoce;
- Dores e outros sintomas físicos não justificados por problemas médicos.