Filme explora homenagem à cultura e à religiosidade do Panamá marcada pelo discurso social forte e retorno ao grupo de elite da avenida carioca 

O Cristo negro da fé panamenha levado pela Estácio de Sá à Marquês de Sapucaí em 2019 gerou catarse ao conectar o martírio religioso ao sofrimento do povo escravizado e discriminado tanto no Brasil como no país caribenho.

Essa história, os foliões já viram.

O desfile rendeu à escola de samba mais antiga do Brasil o título da Série A e o direito de retornar ao grupo especial. O que poucos testemunharam foi o esforço coletivo e criativo dos integrantes e o envolvimento da comunidade nos meses anteriores à passagem pelo Sambódromo.

Pelo menos, até agora.

Os bastidores da construção da homenagem da Estácio ao Panamá viraram documentário internacional bilíngue sob idealização e produção-executiva do pernambucano Henrique Oliveira, responsável pela articulação da escola junto ao país caribenho e um veterano na organização de eventos na Europa, África e América.

O produtor cultural bordou o filme com a experiência social e cultural extraída de serviços prestados a instituições como ONU, União Europeia, embaixadas e instituições públicas e privadas. Concebeu, por exemplo, o primeiro Festival de Jazz de Madagascar e experimentou a dissolução social causada por conflitos armados, como na guerra civil da República Centro-Africana – de onde escapou às pressas com a família e sem os pertences sob risco de morte.

Em Yo & Você – Carnaval do Mundo, ele capitaneia uma incursão audiovisual bem-humorada, instrutiva, social e passional pelas etapas percorridas para conceber e desenvolver a festa na avenida. A obra é dirigida pelo cineasta venezuelano radicado no Panamá Tavo Chirivella e tem lançamento agendado para o dia 3 de fevereiro, na Fundaj, às 19h30, com entrada gratuita.

O documentário é dividido em dez partes nomeadas de forma ora afetiva ora informativa para refletir fases e circunstâncias relacionadas à composição do desfile – da escolha do tema a detalhes da pesquisa, da criação das coreografias à definição do enredo (A fé que emerge das águas) e ao significado do carnaval para os integrantes e a comunidade.

As entrevistas com presidente, coreógrafo, comissão de frente e outros participantes são intercaladas por um passeio divertido pelo Rio de Janeiro, pelo galpão da escola e pela comunidade feito pelo apresentador e ator Ludwik Tapia, uma das estrelas do Panamá envolvidas no tributo carnavalesco.

“A intenção é mostrar o que há por trás, o que não é glamoroso. O trabalho em equipe, a inclusão social, a geração de empregos, as pessoas que fazem o carnaval. Fomos ao barracão, à comunidade, às ruas”, observa o produtor Henrique de Oliveira. 

O documentário transpira representatividade nos depoimentos e na conexão do samba-enredo com o tributo e a vida real dos integrantes. E renova a reflexão sobre os temas sociais fervorosos despejados pela escola na avenida, como o racismo, a partir dos relatos de quem atuou para irradiar a essência do samba-enredo.  

“A crucificação do Cristo negro remete ao negro brasileiro escravizado, que passa martírio e romarias o tempo todo, tendo que provar que é bom. Quando ele vê a cena, se vê crucificado”, diz o ator Evandro Machado, intérprete do personagem na comissão de frente.

A imagens captadas em meio a alegorias, ensaios de rua e a vida diária dos moradores do Morro de São Carlos, berço da Estácio, acentuam a percepção sobre o espírito comunitário das escolas e a força da tradição carnavalesca.  

“Eu tenho uma responsabilidade com uma escola, uma comunidade inteira. Tudo tem que dar certo”, resume, entre lágrimas, o carnavalesco Tarcísio Zanon.

Yo & Você – Carnaval do Mundo também será exibido nos voos da Copa Airlines, patrocinadora do filme, para mais de 30 países.

SERVIÇO

Exibição de Yo & Você – Carnaval do Mundo

Quando: dia 3 de fevereiro, às 19h30

Onde: Cinema da Fundaj (Derby)
Quanto: acesso gratuito