De 1º a 4 de setembro, a programação traz apresentações de banda, roda de conversa e oficinas com músicos locais e de outros estados. O acesso é gratuito
Apresentações de bandas, rodas de diálogos e oficinas formam a programação da Mostra no Recife realizada como parte do projeto nacional do Sonora Brasil, do Sesc, que tem início neste sábado (1º) e segue até o dia 4 de setembro. Grupos locais em intercâmbio das cidades de Olinda, Recife e Paudalho e em circulação nacional dos estados da Bahia, Santa Catarina, Goiás e Amazonas se apresentam gratuitamente dentro e fora da Unidade.
A abertura, às 16h, será iniciada pela Banda do Colégio Militar de Pernambuco, que sairá em cortejo pelas ruas próximas a Praça do Campo Santo. Em seguida, em frente à Galeria Corbiniano Lins, acontece o Diálogos Dobrados, uma roda de conversa, com o Grupo Instrumental Brasil UFPE e o Quinteto de Metais da UFBA (BA). Os concertos desses dois grupos acontecem a partir das 19h no Teatro Marco Camarotti.
A Banda 22 de Novembro, da cidade de Paudalho, abre a programação do domingo (2/9), às 16h. Logo após, haverá roda de diálogo com o Grêmio Musical Henrique Dias, de Olinda, e a Sociedade Musical União Josefense, de Santa Catarina que desenvolve repertório variado, transitando por arranjos e adaptações de música popular e erudita, envolvendo marchas, hinos, dobrados e canções ligadas a festividades religiosas. À noite, o público poderá conferir as apresentações dos dois grupos.
Já na segunda-feira (3/9), a primeira banda a se apresentar é a da Escola Dona Maria Tereza Correia, às 16h. A programação traz apresentação e roda de conversa com a Banda Sinfônica do CEMO, de Olinda, e a Corporação Musical Cempadipe, de Goiás, formada por jovens de Aparecida de Goiânia, representando as bandas civis com repertório de marchas e hinos. Seguindo a programação, os concertos acontecem à noite no Marco Camarotti.
O último dia da Mostra no Recife, a terça-feira (4/9), traz a Banda Marcial do Ginásio Pernambucano. Na grade, haverá apresentação da Banda Manauense, do Amazonas, que faz referência aos antigos ranchos carnavalescos cariocas, e o Sopro e Percussão, uma união das grandes escolas de música pernambucana. O percussionista Gilú Amaral montou uma apresentação especial para o evento com metais de frevo e percussão. Ele convidou para apresentação músicos como Henrique Albino (sax e flauta), Alex Santana (tuba), Nilsinho Amarante (trombone) e Jonatas Araújo (trompete). O repertório passará por canções de vários compositores do estado como Maestro Duda, Lourival Batista, Ademir Araújo, mostrando a criatividade das grandes escolas.
Oficinas – Serão realizadas três ações formativas. A primeira acontece dia 1º de setembro, das 9h às 11h, com o Quinteto de Metais da UFBA. Na aula, serão passadas noções sobre as modalidades de trompete popular, tuba, trompete erudito e trompa. No dia 3 e 4 de setembro acontece a oficina de Arranjo com o Maestro Nilson Lopes (Cemo), sempre das 9h às 12h. Os interessados em participar podem se inscrever no site do Sesc (www.sescpe.org.br). As aulas são voltadas para estudantes de música e músicos.
Sonora – Em seus 20 anos de circulação nacional o projeto Sonora Brasil, do Sesc, apresenta ao público expressões musicais de características marcantes, mas ainda pouco difundidas e que integram o cenário cultural brasileiro. O projeto está apresentando os temas “Na pisada dos cocos” e “Bandas de música: formações e repertórios” no biênio 2017/2018 com a participação de quatro grupos em cada tema. Recife recebe na Mostra a Banda Manauense, a Corporação Musical Cempadipe, a Sociedade Musical União Josefense e o Quinteto de Metais da UFBA.
Sesc – O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 19 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos. Para conhecer cada unidade, os projetos ou acessar a programação do mês do Sesc em Pernambuco, basta acessar www.sescpe.org.br.
Serviço:
Mostra no Recife Sonora Brasil
Data: 1º a 4 de setembro
Local: Sesc Santo Amaro – Rua Treze de Maio, nº 455
Informações: (81) 3216.1728
Acesso gratuito