Pesquisa encomendada pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) revela que, só em janeiro, 66,5% das famílias brasileiras relataram ter dívidas com cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado ou empréstimo pessoal. Outro fator preocupante encontrado no levantamento é que, entre as famílias com dívidas, 21,7% afirmaram ter mais da metade da renda mensal comprometida com pagamento dessas dívidas em dezembro.

Diante deste cenário de endividamento e agravamento da crise econômica no país, tem aumentado a demanda por serviços de reabilitação de crédito. O Grupo Xeque, que chegou ao Recife recentemente, tem feito um trabalho consistente no restabelecimento do crédito de uma pessoa inadimplente, além de regulamentar a situação financeira por meio de processo que retira a negativação do cliente nas empresas dentro de um prazo de 30 dias. Após este processo, os clientes ganham fôlego no mercado antes de pagar as dívidas pendentes.

O processo consiste em: realizar o diagnóstico da situação do cliente; identificar os problemas repassados pelos órgãos de proteção; e, por fim, abertura de processo judicial amparado pelo Código de Defesa do Consumidor, com ações protetivas, extinguindo todos os apontamentos para a normalização dos nomes dos clientes, junto ao SPC, Serasa e Boa Vista.

SCORE e RATING

A Xeque ajuda os clientes a aumentar o Score, que é uma pontuação que permite que a pessoa tenha acesso facilitado ao mercado de crédito. Com o score, as empresas podem usar a pontuação como uma informação adicional para a tomada de decisão no momento de concessão de financiamentos, além de suas próprias informações para compor sua política de crédito.

Assim como o Score, o Rating nada mais é que a nota classificatória dada pelas agências de classificação de risco de crédito que, analisam e atribuem ao perfil sua capacidade de honrar as dívidas.

GRUPO XEQUE

Empresa que atua como consultoria financeira, na prestação dos serviços de reabilitação de crédito. O Grupo Xeque garante que, dentro de um ano, pessoas físicas e empresas criem fôlego pra restabelecer a situação financeira no mercado antes do pagamento das dívidas.