A administração de Fernando de Noronha, através da Superintendência de Desenvolvimento Social, vai realizar na Ilha o primeiro Seminário de Formação da Rede de Enfrentamento da Violência de Gênero contra a Mulher. O evento é destinado à equipe da Coordenadoria da Mulher de Noronha, representantes da justiça, (Ministério Público, Tribunal de Justiça e Defensoria Pública), policiais civis e militares, profissionais da assistência social CRAS e CREAS, Conselho Tutelar e profissionais de saúde (agentes comunitários). O seminário vai acontecer entre os dias 14 e 17 de junho.

O objetivo é capacitar os técnicos que atuam na ilha para identificar e encaminhar mulheres em situação de violência doméstica e sexual para a rede de atendimento e proteção. Essa rede protege mulheres vítimas ou ameaçadas de violência de gênero. O primeiro dia de abertura do seminário vai contar com o lançamento do Programa Acolher e do Centro Especializado de Atendimento à Mulher CEAM – Marieta Borges.

“O Programa Acolher e o CEAM – Marieta Borges, demonstram o compromisso da Administração de Fernando de Noronha com a garantia e a promoção dos direitos das mulheres noronhenses. Por um lado, vamos acolher mulheres vítimas de violência doméstica, em locais seguros para elas e seus filhos. Por outro, vamos mostrar, junto com o Sistema de Justiça e instituições policiais da ilha, que Noronha é tolerância zero com violência contra a mulher”, disse o superintendente de Desenvolvimento Social, Vitor Bahia.

O CEAM – Marieta Borges, oferece às mulheres vítimas de violência de gênero, acolhimento e acompanhamento interdisciplinar (social, psicológico, jurídico de orientação e informação). O Programa Acolher fornece, de forma provisória, medidas emergenciais de proteção em locais seguros para mulheres vítimas de violência doméstica. Elas podem estar acompanhadas dos filhos menores de idade ou co-dependentes – que possuem alguma condição especial que faz com que dependam dos cuidados da mãe.

Durante o evento, a equipe da Superintendência vai fazer visitas à comunidade, às unidades de saúde e aos anexos da justiça (Ministério Público, Juizado Geral e Defensoria Pública). O seminário também vai contar com apresentações, ações na escola Arquipélago e formação com a polícia civil e militar.

De acordo com a coordenadora da Mulher de Noronha, Ana Carolina Marsicano, o seminário marca uma etapa importante na construção de políticas públicas para as mulheres de Fernando de Noronha, com a criação do Centro Especializado de Atendimento à Mulher e com o Programa Acolher.

“Através de visita das técnicas da Secretaria da Mulher do Estado, fortalecemos esse trabalho em rede, tanto no que diz respeito ao enfrentamento quanto à prevenção dos casos de violência de gênero. Um importante passo no trabalho que vem sendo desenvolvido nos últimos meses pela Coordenadoria da Mulher”, disse Ana Carolina.