A iniciativa tem por objetivo apresentar a importância da alimentação para além do seu papel básico de nutrição

De 18 a 25 de setembro, o Instituto Yduqs realizará a 11ª Semana de Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental, em parceria com a Estácio e a Wyden. Com o tema “Alimentação que transforma”, a edição discutirá práticas ambientais e socioeconômicas sustentáveis por meio de uma abordagem que redefine o significado da alimentação, indo além de sua função básica de nutrição.

No evento de encerramento, Dhiãnah Santini, professora de Endocrinologia & Metabologia e coordenadora da Clínica Médica do IDOMED, Carla Branco, Mestra em Administração e professora e coordenadora técnica do MBA em ESG do IBMEC Online, e Anete Mecenas, professora e coordenadora, pesquisadora e curadora do curso de Nutrição, participarão de videocasts gratuitos e abertos ao público, sobre os desafios de uma alimentação saudável. Para participar do encerramento no dia 25, basta acessar a página do https://youtu.be/NYMRTQc391o.

Para o Instituto Yduqs, a valorização da conexão entre alimentos, saúde, cultura, meio ambiente e comunidade, reforça seu compromisso com o meio ambiente e a saúde, promovendo a conscientização sobre uma alimentação saudável e sustentável.

“No Instituto Yduqs, estamos empenhados em inspirar a sociedade a abraçar causas importantes, e a segurança alimentar é uma delas. Neste ano, durante a Semana de Sustentabilidade, temos uma oportunidade incrível para falar sobre esse tema essencial e motivar os futuros líderes a repensar e melhorar o sistema alimentar global. Queremos que todos entendam o quanto é vital que as pessoas tenham acesso a alimentos bons para a saúde, ao mesmo tempo em que cuidamos do nosso planeta. Estamos muito felizes em liderar essa mudança e fazer a nossa parte para um mundo mais justo e sustentável”, ressalta Cláudia Romano, presidente do Instituto Yduqs.

Segundo o relatório das Nações Unidas “Panorama da Segurança Alimentar e Nutricional 2022”, 18,4% da população da América do Sul não tem acesso a uma dieta saudável. A falta de acessibilidade a uma dieta saudável está associada a diferentes indicadores socioeconômicos e nutricionais. Neste sentido, é fundamental ampliar a capacidade de reavaliar as escolhas alimentares e seu impacto holístico. Assim como as mudanças climáticas, a seleção de alimentos pode variar em termos ambientais e de saúde a longo prazo.

Durante a Semana, palestras, debates e transmissões ao vivo, proporcionam um horizonte de aprendizado para a comunidade estudantil e ao público em geral. No Recife, a Estácio levará ações também para o Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro, na quarta-feira, dia 20 de setembro.

Das 9h às 17h, professores e alunos da instituição de ensino superior estarão no local prestando serviços gratuitos para a comunidade, como atendimentos em saúde e na área jurídica, orientações para carreira, regularização de CPF, regularização de pendências no Imposto de Renda, auxílio na elaboração de currículos, atividades lúdicas para as crianças, entre outras.

Ainda no dia 20 de setembro, no auditório da Estácio Recife, na Abdias de Carvalho, acontece às 19h a palestra “Elo entre sustentabilidade e água: qual meu papel nisso?”, com Nathália Bandeira, doutoranda em ciências biológicas pela UFPE e Mestre em Biologia Vegetal, e participação do Dr. Diogo Araújo, professor universitário. A palestra será gratuita e aberta ao público.

Já no Campus do Centro Universitário UniFBV Wyden acontecerão na semana eventos nas áreas de economia criativa, gastronomia, moda, nutrição, direito, entre outras áreas. Entre os dias 18 e 21, acontecerão as inscrições para o casamento coletivo (gratuito que acontecerá em novembro) e a entrega de doações de roupas e alimentos para o Bazar do UniFBV. Na quarta-feira, dia 20, os alunos de arquitetura e urbanismo realizarão doação de mudas, para composição de horta do campus.

Por fim, o dia 21 está repleto de atividades, tais como: oficina de alimentação sem desperdício, outra sobre o valor nutricional da alimentação básica, palestra sobre higiene Bucal e Impacto na saúde alimentar e uma apresentação sobre “Plantas medicinais como alimento transformador”.

As ações promovidas pelo Instituto Yduqs, em parceria com as instituições de ensino superior do Ibmec, Wyden e Estácio, bem como as unidades que compõem o IDOMED, também integram a campanha de Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular realizada pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior – ABMES, que confere as instituições de ensino que demonstram suas ações o selo de “Instituição Socialmente Responsável”, símbolo do comprometimento com a causa sustentável. 

Serviço:

Evento: Semana de Responsabilidade Socioambiental do Instituto Yduqs.

Data: De 18 a 25 de setembro

Encerramento: https://youtu.be/NYMRTQc391o