Evento está previsto para outubro 

Para democratizar o acesso à inovação tecnológica no município, a Prefeitura do Paulista, através da Secretaria Executiva de Ciência e Tecnologia (SECT), vai promover o projeto  ‘Chaminé Digital’. A iniciativa faz parte da comemoração da Semana de Ciência e Tecnologia, no mês de outubro em vários pontos da cidade e no Paulista North Way Shopping e, que o órgão e sua nova equipe gerencial discutiram nesta segunda-feira (28.08) na sede da Secretaria de Desenvolvimento Urbano no centro da cidade. O trabalho está fundamentado, entre outros pontos, no acesso das pessoas às ferramentas como wi-fi público e leitura de QR codes com informações sobre Paulista.

Segundo a superintendente de Inovação e Desenvolvimento Sustentável da (SECT), Rainielle Vital, o projeto vai permitir o reconhecimento dos paulistenses como cidadãos da cidade e também o pertencimento deles sobre a história e os pontos turísticos do Paulista.

“São várias ações que compreendem políticas públicas as quais estamos elaborando para benefício da população. Vamos implantar o 5G público na cidade, em pontos de reconhecimento cultural e monumentos históricos, além de prédios da administração pública. Vamos propiciar a isenção fiscal para startups (empresas incubadoras de produção de tecnologia) para que se instalem na cidade. Outro pilar é a qualificação de pessoas na área de TI (Tecnologia da Informação) para que se crie um pólo competitivo e mão de obra qualificada para absorção das demandas dos novos empreendimentos que estão se expandindo e chegando na cidade”, disse a superintendente.

A comemoração da Semana de Ciência e Tecnologia contará com a participação de escolas da Rede Municipal, estadual e particular, além da participação de institutos e universidades, e também das Secretarias de Educação; Saúde; Executiva de Meio Ambiente;  Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca e de Turismo, Cultura , Esportes e Juventude, entre outras. A programação contará com oficinas, palestras, exibição de robótica, experimentos de física e demonstrações tecnológicas, além de iniciativas de desenvolvimento sustentável.