O Brasil ocupa o quarto lugar entre os países que mais recebem investimentos em inovação, segundo o mais recente relatório da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico). O ecossistema nacional é propício para o desenvolvimento de soluções que ampliem a transformação digital por meio das novas tecnologias. Para reconhecer quais práticas foram as mais inovadoras, o Grupo Innovation Xperience (iX), com o apoio oficial do Movimento Inovação Digital (MID), a Accenture e a Fundação Dom Cabral, anuncia a 2ª edição do Prêmio INOVATIVOS.

A premiação tem como objetivo analisar os casos de Inovação Digital no país, buscando compartilhar boas práticas e inspirações para o mercado, além de reconhecer as melhores iniciativas concebidas e implementadas durante o último ano. A metodologia desenvolvida pelo Prêmio INOVATIVOS analisa os cases participantes em cinco pilares fundamentais: tecnologias inovadoras; experiência do cliente; cultura organizacional e pessoas; sustentabilidade do negócio; e impactos estruturais e socioambientais.

Essa abordagem analítica e abrangente garante que toda a estrutura da inovação seja considerada, premiando as iniciativas que melhor atendem aos critérios estabelecidos. Segundo Marcos Carvalho, Diretor Geral do Grupo iX, empresa idealizadora do Prêmio, o propósito da premiação não é só reconhecer, mas também contribuir para o desenvolvimento do tema no País.

“Há diversas premiações no mercado, mas nenhuma é dedicada à inovação aplicada à geração de valor e impacto aos stakeholders através da tecnologia e inovação digital. Com isso, reforçamos nossa autoridade no tema, provendo um legado de boas práticas e aprendizados. Sucesso absoluto no último ano, com mais de 180 empresas inscritas, estamos certos de que a segunda edição trará ainda mais relevância para o ganho da maturidade de aplicação da inovação no contexto econômico brasileiro, fomentando um país cada vez mais competitivo e inovador no âmbito global”, afirma.

Carvalho enaltece ainda que a estrutura do prêmio provê transparência no processo de análise, através do ranqueamento de vencedores por meio da média avaliativa. A tríplice analítica é composta por três perfis de organizações que se complementam: entidade setorial, consultoria global e instituição acadêmica.

A primeira edição do Prêmio, em 2022, contou com uma participação expressiva, com a conquista de mais de 180 inscritos. Destes, 85 casos de inovação digital cumpriram todos os requisitos e avançaram para análise de uma banca composta por renomados especialistas do setor. Após uma criteriosa avaliação, foram selecionados 36 finalistas, representando um grupo diversificado de empresas e startups. Os finalistas foram distribuídos em 12 categorias, que refletem indústrias e setores econômicos relevantes para o mercado atual.

A cerimônia de premiação contou com a presença de importantes organizações do mercado nacional. Entre os vencedores da primeira edição do Prêmio INOVATIVOS, destacam-se: Claro, OLX Brasil, TecBan, dr.consulta, Kavak, Kronoos, Abrasel, Novartis, Basf, CBA, o Governo Federal e NearBee.

Além da celebração dos vencedores e finalistas, a primeira edição do Prêmio INOVATIVOS deixou como um valioso legado para a comunidade empresarial: a “Biblioteca dos Casos Destaque” – disponibilizando, de forma gratuita, reportagens descritivas e infográficos analíticos sobre os casos vencedores e finalistas. A iniciativa pode ser acessada no site oficial do prêmio, sendo uma fonte valiosa de inspiração e orientação para gestores e empreendedores em busca de sucesso na era digital.

Edição 2023

Em 2023, o Prêmio INOVATIVOS retorna para ampliar o sucesso de 2022. Para Vitor Magnani, presidente do MID, a iniciativa é muito mais que um prêmio, mas a construção de legado para o país. “Temos a convicção de que toda empresa precisará ser, no todo ou em parte, digital. Caso contrário, não sobreviverá. Por isso, o MID trabalhará para reconhecer os esforços dessas companhias, e no sentido de estimulá-las para os enfrentamentos dos desafios, que poderão ser superados com a inclusão de tecnologia e inovação.”

Ainda de acordo com Magnani, a expectativa, como entidade do setor, é entregar o melhor levantamento de casos de sucesso em inovação digital para inspirar e nortear tantas empresas que precisam aplicar essas novas metodologias e tecnologias em seus negócios. “O propósito principal é que o prêmio consolide a impulsionamento da cultura da inovação e a busca por soluções digitais criativas em todo o território nacional.”

Parte fundamental no estudo, a Accenture apoia a cultura de inovação e transformação digital no país e vê o prêmio como uma forma relevante de estimular o aprendizado coletivo e compartilhado entre as instituições mais inovadoras do Brasil. Para tal, a consultoria combinou suas experiências em estratégia, transformação digital, inovação e ventures para definir e conduzir a metodologia de avaliação dos casos.

“Acreditamos que inovação digital é uma alavanca estratégica para transformações de negócio que impulsionam o crescimento das organizações e do nosso país. Apoiamos essas transformações e aprendizados como parte do nosso impacto na sociedade brasileira”, afirma Ivan de Souza, líder de Estratégia na Accenture na América Latina.

Segundo o diretor do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da FDC, Hugo Tadeu, a contribuição da Fundação Dom Cabral consiste na metodologia desenhada especialmente para a análise dos critérios do Prêmio Inovativos. “O acompanhamento de um especialista nosso, como o professor George Jamil durante todas as etapas, nos permite entender este ecossistema de inovação, nos aspectos da gestão e da tecnologia no Brasil, de maneira científica e processual. Com estas informações, podemos aferir que a inovação e o empreendedorismo são, acima de tudo, essenciais para o desenvolvimento de organizações mais produtivas e longevas contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento da sociedade”, pontua.

Metodologia

Casos de empresas consolidadas e nativas digitais serão avaliados dentre os segmentos mais relevantes de atuação do mercado. Fornecedores de soluções e tecnologias utilizadas nos casos aplicados também serão avaliados e reconhecidos. O estudo e o ranqueamento estarão totalmente centrados em casos práticos de Inovação Digital no país, que visam o compartilhamento de boas práticas e inspirações para o mercado, além de promover o reconhecimento dos melhores casos realizados no último ano.

Os casos que demonstrarem alto impacto e valor gerado serão avaliados por uma curadoria especialista, por meio de metodologia isenta e transparente, aplicadas através de uma tríplice analítica que irão auditar e certificar mutuamente suas visões:

  • Entidade setorial (MID)
  • Consultoria global (Accenture)
  • Instituição Acadêmica (Fundação Dom Cabral)

A metodologia de análise tem como proposta avaliar o impacto e o valor gerado pelos casos submetidos em cinco áreas principais:

  • Pioneirismo e Experiência do Cliente – criar e explorar negócios que atendem melhor aos seus clientes, na atuação core, nas adjacências ou em novos modelos de negócio.
  • Tecnologia aplicada à Digitalização e Inovação – descobrir, absorver e aplicar tecnologias e inovações digitais em solução de problemas e oportunidades de geração de valor.
  • Cultura Organizacional & Pessoas – mudar a forma de trabalhar e mobilizar pessoas sob uma cultura diferente, de inovação, experimentação, agilidade e foco em valor
  • Sustentabilidade do Negócio – combinação entre viabilidade econômica, escalabilidade e impactos gerados no mercado e na organização.
  • Impactos Estruturais e Socioambientais (ESG) – alinhar propósito e impacto em 360º para acionistas, sociedade, meio ambiente, sustentabilidade e governança.

Após a fase de pontuação e classificação com base nos pilares acima, as empresas finalistas avançam para análise de uma banca composta por renomados especialistas do setor. Após a consolidação das notas da tríplice e da banca analítica, tem-se as empresas e categorias vencedoras.

A cerimônia de reconhecimento dos casos e das lideranças mais inovadoras será realizada no encerramento da 5ª edição da Innovation Xperience Conference, o mais relevante encontro anual do setor em novembro.

As inscrições já estão abertas e vão até 22 setembro.

Para mais informações, acesse https://inovativos.com.br/premio/.

Saiba mais sobre as organizações envolvidas:

Grupo iX (Innovation Xperience) é uma empresa dedicada ao planejamento estratégico de Conteúdo, Inteligência & Networking movidos pelo propósito de construir projetos corporativos com autoridade setorial através de curadoria desenvolvida por lideranças da Economia Digital e Especialistas Acadêmicos, para um mercado em intensa transformação, cada vez mais tecnológico e digital.

Mais informações em www.grupoix.net

Movimento Inovação Digital (MID): Uma associação, sem fins lucrativos, de empresas inovadoras que estão promovendo a transformação digital no Brasil e no mundo, conectando o online e offline (fidigital) ou criando novos ambientes. O objetivo é usar a tecnologia para diminuir desigualdades, promover a competitividade e garantir soluções mais sustentáveis.

Mais informações em https://movimentoinova.org.br

Accenture: é uma empresa global de serviços profissionais líder em soluções para digital, nuvem e segurança. Combinando experiência incomparável e habilidades especializadas em mais de 40 setores, oferecem serviços nas seguintes áreas: Strategy and Consulting, Interactive, Technology e Operations. Todas são alimentadas pela maior rede mundial de centros de tecnologia avançada e operações inteligentes. Os 674 mil funcionários entregam a promessa de tecnologia e conhecimento humano todos os dias, atendendo clientes em mais de 120 países. Abraçam o poder da mudança para criar valor e sucesso compartilhado para nossos clientes, funcionários, acionistas, parceiros e comunidades.

Visite accenture.com.

Fundação Dom Cabral: a FDC é uma escola de negócios brasileira com mais 46 anos, que está entre as melhores do mundo e na 7ª posição dentre as instituições de educação executiva participantes do ranking de Educação Executiva 2023 do Financial Times. Atua em três pilares: Educação Executiva, Educação Acadêmica e Educação Social. Com um jeito único de ser, e acompanhando as demandas das transformações globais, a FDC tem como missão contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade por meio da educação, capacitação e desenvolvimento de executivos, empresários e gestores públicos. Em 2022, cerca de 46 mil profissionais passaram pela instituição.

No âmbito da Educação Social, o FDC – Centro Social Cardeal Dom Serafim foi concebido para apoiar jovens em situação de vulnerabilidade social, empreendedores populares, organizações sociais e seus gestores, por meio do desenvolvimento e capacitação. A escola também tem o portal Seja Relevante, que democratiza o acesso a conteúdos proprietários e a informações relevantes sobre carreira, gestão, negócios e impactos positivos.