Foi realizada uma pesquisa interna e a aprovação do desuso de copos descartáveis foi de 91%
A Secretaria da Fazenda de Caruaru (Sefaz) adotou a campanha “Sefaz Mais Verde”, que dispensa o consumo de copos de plásticos descartáveis entre os servidores. Para isso, foi realizada uma enquete interna, com um questionário simples e de fácil compreensão, para analisar o interesse entre os integrantes da secretaria. A aprovação da campanha foi de 91% dos servidores, que afirmaram não se importar em deixar de utilizar copos descartáveis. Apenas 9% não aprovaram.
O copo plástico descartável, além de acarretar maiores gastos financeiros, também contribui para a degradação ambiental, já que sua destinação é inapropriada e causa danos irreparáveis ao planeta. Atualmente, o consumo mundial de plásticos chega a um trilhão de sacolas plásticas, significando um milhão por minuto; 205 milhões de toneladas de produtos plásticos e aumento de consumo na ordem de 50 milhões de toneladas. Por habitante, o consumo anual fica entre 30 a 35 kg de plásticos, que serão introduzidos no meio ambiente.
O objetivo da campanha “Sefaz Mais Verde”, no aspecto ambiental, é adotar práticas sustentáveis para garantir a reposição ou conservação dos recursos naturais, sem prejudicar os ecossistemas. Desse modo, a sustentabilidade estará relacionada à qualidade de vida dos funcionários e, respectivamente, de suas famílias. A sugestão da Sefaz é a utilização de canecas duráveis em substituição aos copos descartáveis, ajudando, assim, a reduzir o impacto ambiental. Com a campanha e a adoção de canecas duráveis, ou garrafinhas para água, espera-se reduzir em 70% o consumo dos copos plásticos.
Para a secretária da Fazenda, Simone Nunes, o tema sustentabilidade é de extrema importância, atual e faz parte da vida de todas as pessoas. “Sentimos, na Sefaz, que a equipe tinha essa preocupação e tentamos adequar uma medida que trouxesse benefícios para o meio ambiente, menor consumo de descartáveis e de geração de resíduos. Foi então que resolvemos fazer uma pesquisa para analisar se realmente esse era o sentimento coletivo”, explicou Simone.
O resultado da pesquisa apontou que a grande maioria importava-se com esta questão. “Além de trazer sustentabilidade, nós pensamos: isso une toda a equipe em prol de um projeto único e também traz economicidade para a Prefeitura de Caruaru, tendo em vista que utilizaremos menos copos descartáveis”, analisou a secretária. “Essa medida vai gerar economia, com sustentabilidade e também engajamento da equipe em prol de um objetivo comum e isso reflete na produtividade”.