O endereço já reúne órgãos como a Agência do Trabalho e a sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca do município 

Na semana em que se comemora o Dia Internacional do Jovem Trabalhador, mais um avanço é dado em Pernambuco no apoio aos interessados em dar os primeiros passos profissionais. Uma unidade do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) foi inaugurada, nesta terça-feira (25) no município do Paulista, na Região Metropolitana do Recife. O mesmo prédio, no centro da cidade, já abriga outros órgãos de apoio aos trabalhadores e empreendedores, como a Agência do Trabalho, a Junta Comercial de Pernambuco (JUCEPE) e a sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca.  

A secretária de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco (SEDEPE), Amanda Aires, esteve presente na solenidade. A gestora lembrou que já foi egressa do CIEE e afirmou que reconhece a entidade como uma porta de entrada para os jovens no mercado de trabalho. “Os estágios são muito importantes. É uma forma de oferecer a esse público o acesso à cidadania que o trabalho possibilita, afastando-o das drogas, do mundo do crime e das dificuldades”, ressaltou. Amanda Aires parabenizou a Prefeitura do Paulista pela iniciativa desejando que “sejam articuladas frentes como essa em outros municípios para que se possa gerar maior empregabilidade para os jovens, que hoje figuram como a faixa de idade que mais sofre pelo desemprego”, concluiu.

AGRADECIMENTO – O Prefeito Yves Ribeiro agradeceu pelo apoio do governo estadual. “Essa inauguração é o recomeço de um trabalho muito importante, que conta com a integração entre os governos do Município, do Estado e da União, além das prefeituras do Litoral Norte de Pernambuco. É um projeto fundamental para gerar oportunidades para a juventude, que vão ter reflexos importantes em todos os setores da economia”, comemorou.  

Representando a esfera federal, a coordenadora regional de Aprendizagem Profissional do Ministério do Trabalho, Simone Brasil, ressaltou o valor da união de esforços para estimular a inserção dos jovens no mercado de trabalho.  “Uma iniciativa como essa mostra que o tema da juventude está na pauta de todas as esferas.  Na semana em que se comemora o Dia Internacional do Jovem Trabalhador, nada melhor do que trazermos uma resposta aos anseios da juventude, oferecendo qualificação profissional e oportunidades, para levar às empresas jovens preparados”, considerou.

Ainda sobre a ocasião, o presidente estadual do CIEE, Lucilo Varejão, destacou a importância de a entidade, que já tem quase meio século de existência, continuar ampliando o alcance dos serviços oferecidos ao público, com novos pontos de atendimento.  “São quase 50 anos abrindo portas para que o jovem possa ter acesso à sua primeira experiência profissional, aprender um ofício e, a partir daí, seguir o seu caminho.  É, de fato, uma instituição vitoriosa”, opinou Varejão.

APRENDIZ – A parcela da população que protagonizou a temática do evento foi representada pela estudante Maele Rodrigues, de 22 anos.  A paulistense atua como aprendiz há um ano, por meio de um contrato viabilizado pelo CIEE. A jovem expressou a mudança que a oportunidade representa para sua vida. “Essa experiência me trouxe visão de futuro, ampliou meus horizontes e auxiliou no meu desenvolvimento pessoal e profissional. Ao término do meu contrato, espero ser absorvida pela empresa, mas também vou acompanhar as vagas divulgadas pela Agência do Trabalho, além de outras possibilidades”, finalizou Maele.  

ATENDIMENTO – A nova unidade do CIEE funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, no prédio da Agência do Trabalho, localizado na Praça Frederico Lundgren, s/n – Centro, Paulista.  A expectativa é de que até 200 jovens sejam atendidos mensalmente.