Até o fim do ano, iniciativa do Sebrae Plural Comunidades irá capacitar, no mínimo, 90 empreendedores de Caranguejo Tabaiares, do território Rosa Selvagem (Várzea) e de Brasília Teimosa
Com o objetivo de fortalecer o empreendedorismo em áreas de Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS) do Recife, o Sebrae Pernambuco está iniciando, neste mês de outubro, as atividades do projeto Sebrae Plural Comunidades. Nesta primeira edição, a ideia é atender às comunidades de Caranguejo Tabaiares, Rosa Selvagem (Várzea) e Brasília Teimosa, com capacitações e mentorias para, no mínimo, 90 empreendedores dessas localidades, previstas para iniciar ainda neste mês de outubro. Os interessados em participar do projeto podem se inscrever até a próxima sexta-feira (25) pelo link www.somosverda.com.br/seb
Analista do Sebrae/PE, Anna Gordiano explica que o projeto, realizado pela instituição e executado pela Verda, contará com uma jornada formativa, que será estruturada a partir das vocações econômicas de cada comunidade, identificadas por meio de um diagnóstico iniciado no último mês de setembro. A partir dessas informações, será construído o direcionamento das capacitações e das mentorias, em oficinas de cocriação que contarão com a presença de lideranças locais e dos próprios empreendedores.
Modelo de Negócios, Finanças, Marketing digital e Gestão Empreendedora estão entre os temas que serão abordados nas capacitações, e os participantes ainda receberão mentorias individualizadas com foco nos seus negócios. De acordo com Anna Gordiano, o objetivo do projeto é proporcionar empoderamento, conhecimento e ferramentas para que os empreendedores dessas regiões tenham mais chances de sucesso e de permanecer no mercado. “A proposta é fortalecer o ecossistema de negócios das comunidades e, efetivamente, transformar realidades por meio do empreendedorismo”, destaca.
O projeto prevê a participação de pelo menos 30 empresários e potenciais empreendedores de cada comunidade, garantindo que as ações tenham um impacto efetivo nesses territórios. As atividades devem se estender até dezembro deste ano, quando haverá uma intervenção artística em cada comunidade para marcar o término da iniciativa.
AGENDA
As oficinas de cocriação, que marcam o início das atividades do Sebrae Plural Comunidades, já têm datas definidas. O primeiro encontro acontecerá no dia 22 de outubro, das 13h às 17h, na Biblioteca Comunitária Caranguejo Tabaiares (Rua Campos Tabaiares, 92, Ilha do Retiro). No dia 24 de outubro, será a vez da comunidade de Brasília Teimosa, no Instituto JCPM (Av. República do Líbano, 251, Pina). Já a oficina de Rosa Selvagem ocorrerá no dia 25 de outubro, das 13h às 17h, na Casa Comunitária (Rua Alberto Patroni, 580, Várzea).