A música “Hibakusha”, que o duo pernambucano de indie rock Sargaço Nightclub lança hoje, 21 de agosto, nos aplicativos de música, foi mais do que o embrião, foi a inspiração para que gravassem seu primeiro álbum, “Istmo”, que chegará ao mercado em setembro. “Ficamos realmente entusiasmados com o resultado do que inicialmente seria apenas um single e decidimos fazer um disco inteiro”, comentou Marcelo Rêgo.
O título da faixa é a palavra que em japonês é utilizada para se referir às “vítimas da bomba”, os sobreviventes das bombas atômicas lançadas pelos EUA sobre Hiroshima e Nagasaki no final da Segunda Guerra Mundial. A razão da escolha do tema é um claro posicionamento contra as políticas beligerantes e armamentistas ainda preconizadas nos dias de hoje por diversos países.
O instrumental agrega novos ingredientes ao mix de post-punk, folk e dreampop com tempero nordestino, que define o som da dupla formada por Sofia França e Marcelo Rêgo. Percussões orientais e ambiências típicas do new age japonês flutuam entre o caos gerado pela onda de distorção e ressonância das guitarras criando a atmosfera perfeita para reforçar as referências históricas e culturais que “Hibakusha” visa explorar.
A capa do single estampa uma pintura do artista pernambucano Bruno Vilela. Na imagem, o olhar aterrorizado de um garoto que parece buscar a mão do pai e não a encontra. Uma reflexão sobre o conceito que o tema remete e os devastadores efeitos dos atos de guerra que afetaram várias gerações.
“Hibakusha” foi gravada no SB Music Studio, em Recife (PE), com a produção da própria dupla em parceria com Sammy Barros. Além de Sofia (vocal) e Marcelo (vocal, guitarra, violão e baixo), a faixa conta com as participações de Carlos H (guitarra), Dom Santana (violino), Valquiria Janie (violoncelo), Filipe Fontes (percussão) e Rogério Lins (synth).