A data será comemorada amanhã (28) com missa presidida por Dom Fernando Saburido

No dia 15 de agosto, foi comemorado o Dia das Santas Casas de Misericórdia no Brasil, cuja história teve início ainda no século 15, em Portugal, quando a rainha Dona Leonor fundou a primeira instituição em Lisboa. Em Pernambuco, a Santa Casa se instalou em 1858, trazendo a missão de prestar assistência às pessoas mais necessitadas. A data será lembrada com missa presidida por Dom Fernando Saburido, amanhã (28), às 16h, na capela do Hospital Santo Amaro, unidade pertencente à Santa Casa de Misericórdia do Recife. Haverá ainda apresentação do coral da entidade. 

Segundo registros históricos, a Ordem das Santas Casas chegou ao Brasil em 1539 e as primeiras Santas Casas foram instaladas em Santos (SP) e em Olinda (PE). O principal objetivo era prestar assistência médica às pessoas mais necessitadas – de ondem vem a origem do nome Misericórdia, que significa “piedade, compaixão e sentimento despertados pela infelicidade de outrem”. A lei provincial nº 450, de 1858, determinou a instalação da Santa Casa de Misericórdia do Recife, na capital pernambucana. Em 1860, a instituição começa a funcionar, incorporando, também, a Santa Casa de Olinda. No passado, a missão era acolher órfãos do estado de Pernambuco e prestar serviços de saúde a idosos e mendigos, sendo referência nessa especialidade à época.

Atualmente, a Santa Casa Recife é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, regida pelas regras do Direito Canônico, por estatuto próprio e subordinada à Arquidiocese de Olinda e Recife. Tem como presidente o Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido e emprega cerca de 2 mil colaboradores. 

Unidades geridas pela Santa Casa de Misericórdia

A entidade mantém nove unidades, sendo um hospital, três educandários, duas escolas, dois abrigos para idosos e um instituto que acolhe pessoas com deficiência visual. Também é gestora de duas unidades de saúde, junto ao Governo Estadual, e de projetos de assistência à saúde, em parceria com a Prefeitura do Recife.

A Santa Casa Recife vem apostando, também, no seu centro de Medicina Diagnóstica e Hospitalar Dom Lamartine, criado para oferecer serviços de alta qualidade a preços acessíveis, sobretudo àqueles que não podem mais pagar por um plano de saúde. Em 2019, esta unidade recebeu novos investimentos em processos administrativos e operacionais, além da aquisição de equipamentos de alta tecnologia. O Dom Lamartine oferece mais de 20 especialidades médicas, diversos exames diagnósticos e conta com uma moderna infraestrutura, se consolidando como referência em saúde na capital pernambucana. Todos os recursos obtidos são revertidos para as instituições de caridade da Santa Casa. 

Também são unidades da Santa Casa Recife o Hospital Santo Amaro; o Centro Geriátrico Padre Venâncio; o Abrigo São Francisco de Assis, em Palmares; o Instituto de Cegos Antônio Pessoa de Queiroz; o Colégio Santa Luísa de Marillac; o Educandário São Joaquim, na cidade de Jaqueira; o Educandário Santa Tereza, em Olinda; o Educandário Magalhães Bastos; e o Educandário Casa da Providência.