O salmão é uma das carnes mais nobres do mundo. Além de rico em ômega 3, vitamina B e proteínas, o peixe rende deliciosos pratos e está presente nas culinárias da Europa ao Japão. Nesta receita, você aprenderá a preparar um salmão grelhado com purê de cenoura, gengibre e ervas à moda do chef Pippo.
O Pippo restaurante é um charmoso restaurante siciliano localizado dentro da Pousada do Sandi, em Paraty. Com a ambientação inspirada pelo cinema italiano da década de 60, o restaurante tem enfoque nos peixes e frutos do mar, além das clássicas massas italianas. Vamos à receita?
Ingredientes:
- 200gr de posta de salmão
- Sal
- Pimenta
- Azeite
- 50g gergelim branco
- 50g gergelim preto
- 250g cenoura picada
- 20g de gengibre em lasca
- Uma trouxinha com alecrim, salvia, salsa, tomilho e manjericão
- Um dente de alho
- 200ml de leite integral
Modo de preparo:
- Tempere o salmão com o sal, pimenta e azeite a gosto.
- Misture o gergelim para empanar.
- Leve ao forno em temperatura média de 180°C por 5 minutos e grelhe em todos os lados.
- A seguir, reserve o peixe.
- Cozinhe a cenoura picada e gengibre em lasca até a porção se reduzir pela metade.
- Bata a porção no liquidificador junto ao leite, alho, alecrim, salvia, salsa, tomilho e manjericão até se tornar um purê cremoso.
- Deixei no forno brando por 5 minutos e sirva com o salmão.
Sobre a Pousada do Sandi
O casarão do século XVIII que abriga a Pousada do Sandi já foi a Casa da Moeda, durante o ciclo do ouro, e a primeira escola de Paraty. A construção colonial estava abandonada, em meados dos anos 80, quando o empresário Alexandre Adamiu se apaixonou por sua esposa, Sandra Foz, e também pela cidade que ela amava.
Grande empresário do cinema, presidente da Paris Filmes, Alexandre era também um visionário. Conta-se que foi em uma noite alegre, entre amigos, pelos bares da cidade, que ele decidiu arrematar o casarão, que reúne um conjunto de seis casarões, em uma esquina, no coração do Centro Histórico. Depois de uma longa reforma, ele presenteou Sandra com a Pousada do Sandi, perto de 1990. A pousada foi batizada em homenagem ao filho único do casal.
A Pousada do Sandi já nasceu como uma estrela. Alexandre teve ainda a ideia incluir um anúncio da pousada nas fitas VHS distribuídas pela Paris Filmes. Foi um sucesso. A Pousada do Sandi logo se tornou uma referência no imaginário dos brasileiros. Há dez anos, o próprio Sandi e sua mãe, Sandra, assumiram a administração da pousada, conservando a tradição do bem receber e a vontade de inovar e se renovar, sempre.