Nesta sexta (9), atração tem live com Maria Clara Valle e Luciano Camara
Agosto será o mês do violoncelo no Sala de Concerto, da Rádio MEC. Para celebrar o instrumento de cordas, nesta sexta-feira (9), às 17h, o programa recebe um duo formado pela compositora e violoncelista Maria Clara Valle e pelo compositor e violonista Luciano Camara para uma live em formato multiplataforma.
Realizada direto do estúdio da Rádio MEC no Rio de Janeiro, a atração terá transmissão simultânea em áudio, pelo dial da emissora, e em vídeo, no YouTube da rádio.
Ao longo do mês de agosto, o programa Sala de Concerto exibe mais três programas temáticos em homenagem ao violoncelo. No dia 16, vai ao ar um especial de acervo do festival Rio Cello Ensemble; no dia 23, a produção radiofônica conta com a presença da pianista Fernanda Canaud, atração do Rio Cello deste ano; e no dia 30, o programa veicula uma gravação feita no Festival Internacional Rio Cello 2024 no dia 16, no Teatro Noel Rosa, no Rio de Janeiro.
Durante a edição desta sexta do Sala de Concerto, os convidados Maria Clara Valle e Luciano Camara apresentam obras autorais em arranjos para violoncelo e violão de sete cordas. Os dois já compartilharam alguns trabalhos em comum, como a participação no grupo musical Itiberê Orquestra Família.
O repertório interpretado por Maria Clara e Luciano na live da Rádio MEC traz as músicas: “Suspender o Céu” (Maria Clara Valle), “Bolero” (Luciano Camara), “Choro da Maria” (Itiberê Zwarg), “Violão Solo” (Luciano Camara), “Tema Para Zuleika” – cello solo (Maria Clara Valle), “Quando Pilar… ouviu o som nascer no azul” (Maria Clara Valle), “Na Estrada” (Luciano Camara) e “Maxixa!” (Maria Clara Valle e Renata Neves).
Maria Clara Valle é instrumentista, compositora, arranjadora, produtora e educadora musical. Ao longo de 20 anos de carreira, ela já se apresentou e ministrou oficinas no Brasil e em países da América Latina, Europa, África e Ásia.
Luciano Camara é compositor, violonista, arranjador e pesquisador. O instrumentista reúne influências da música popular brasileira, da música universal de Hermeto Paschoal, do flamenco, do jazz e da música de concerto.
Sobre o Sala de Concerto
Transmitido às sextas-feiras, às 17h, o programa Sala de Concerto é um espaço para apresentações ao vivo de músicos da cena clássica brasileira. No ar desde o ano 2000, a atração da Rádio MEC promove o encontro entre instrumentistas, cantores e o público.
Sobre a Rádio MEC
Conhecida de norte a sul do país como “A Rádio de Música Clássica do Brasil”, a Rádio MEC é consagrada pelo público por sua vocação direcionada à música erudita. A tradicional estação dedica 80% de sua programação à música clássica e leva ao ar compositores brasileiros e internacionais de todos os tempos.
A Rádio MEC oferece aos ouvintes a experiência de acompanhar repertórios segmentados, composições originais e produções qualificadas. Ainda há espaço também para faixas de jazz e música popular brasileira, combinação que garante a conquista de novos públicos e agrada a audiência cativa.
A emissora pode ser sintonizada pela frequência FM 99,3 MHz e AM 800 kHz no Rio de Janeiro. O dial da Rádio MEC em Brasília está em FM 87,1 MHz e AM 800 kHz. O público também acompanha a programação em Belo Horizonte na frequência FM 87,1 MHz. O conteúdo ainda é veiculado no app Rádios EBC.
Os ouvintes têm participação garantida e podem colaborar com sugestões para a programação da Rádio MEC. O público pode interagir pelas redes sociais e pelo WhatsApp. Para isso, basta que os interessados enviem mensagens de texto para o número (21) 99710-0537.
Histórico da emissora
Sinônimo de educação, arte e cultura, a MEC foi a primeira emissora radiofônica do Brasil. Sucessora da Rádio Sociedade, criada em 1923 por Edgard Roquette-Pinto e Henrique Morize, guarda a história da música brasileira e tem papel importante na formação musical e cultural do país. Em 5 de julho de 2022, foi declarada Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial do Rio de Janeiro.
Doada em 1936 ao Ministério da Educação, a Rádio MEC é gerida desde 2007 pela EBC. Com cerca de 50 mil registros e produções, a emissora possui um patrimônio de gravações de depoimentos que vão de Getúlio Vargas a Monteiro Lobato, passando por crônicas de Cecília Meireles e Manuel Bandeira. Já passaram pelos estúdios da emissora grandes nomes como Fernanda Montenegro e Carlos Drummond de Andrade.
A programação é voltada para a difusão da cultura brasileira. Contempla a diversidade da música nacional, de gêneros como o choro, a música regional, a instrumental e de concerto. Conta ainda na sua grade com programas dedicados à literatura, cinema, dramaturgia e às artes como um todo.
Serviço
Sala de Concerto – Live Maria Clara Valle e Luciano Camara – sexta-feira, dia 09/08, às 17h, ao vivo na Rádio MEC FM e no YouTube da emissora
Rádio MEC na internet e nas redes sociais
Site: https://radios.ebc.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/
Spotify: https://open.spotify.com/user/
YouTube: https://www.youtube.com/
Facebook: https://www.facebook.com/
Twitter: https://twitter.com/radiomec
WhatsApp: (21) 99710-0537
Como sintonizar a Rádio MEC
Rio de Janeiro: FM 99,3 MHz e AM 800 kHz
Belo Horizonte: FM 87,1 MHz
Brasília: FM 87,1 MHz e AM 800 kHz
Parabólica – Star One C2 – 3748,00 MHz – Serviço 3
Celular – App Rádios EBC para Android e iOS