Todo o cuidado é necessário na hora de estimular o desenvolvimento das habilidades infantis. Por isso, muitos pais optam por esportes que possam auxiliar no processo de aprendizagem das crianças, em especial pela natação, exercício aquático. A atividade reúne inúmeros benefícios, que vão desde o fortalecimento da musculatura até a melhora do sono e do sistema imunológico, e ainda é capaz de tranquilizar as mamães na hora de deixar os pequenos próximos a piscinas em dias de verão, por exemplo.

O plano para despertar ainda mais o interesse pela atividade é recorrer ao lúdico para criar um ambiente alegre, divertido e interessante. O recurso é usado para produzir propostas mais motivadoras durante o período de aula. Animais de brinquedo, personagens de desenhos infantis, situações e brincadeiras deixam a atividade mais atrativa e prazerosa. 

A partir dos seis meses de idade, as crianças já estão aptas à natação. Nesta fase, a presença dos pais é fundamental para contribuir no processo de adaptação ao meio líquido e construir a independência deles, além de ser uma alternativa extrovertida para o tempo em família. 

“A Natação é um ótimo meio para estreitar ainda mais os laços afetivos entre os pais e os filhos, um momento para sair da rotina e participar de uma atividade criativa e estimulante juntos”, destacou Flávia Marques, de 30 anos, professora de Natação na Cia Athletica, no Shopping Riomar.

Para aquelas crianças que já estão mais acostumadas ao ambiente aquático ou maiores, a aula pode ser realizada somente pelo menor acompanhado durante todo o tempo da professora. Mas, ainda assim, a presença dos pais torna-se de grande importância no incentivo ao sentimento de conquista a cada avanço dos meninos e meninas. 

“Ajuda a gastar energia e é super divertido. Ele gosta muito da piscina e não tem medo de entrar na água. Já aprendeu a mergulhar e fazer bolhinhas. Desejo muito que ele aprenda a nadar logo para que eu não sinta medo de vê-lo perto de uma piscina”, revelou Priscilla Marques, de 34 anos, mãe do pequeno Henrique, de 1 ano e seis meses, que pratica a atividade desde os 9 meses. 

Segundo Priscilla, o lúdico faz toda a diferença. “Os brinquedos, o colorido dos objetos e até os próprios instrumentos da aula [plataforma, banco e macarrão] despertam interesse nele. Sem falar que a forma de ensinar a mergulhar e a nadar por meio de brincadeiras ajuda nisso”, completou. 

As aulas para bebês, acompanhados dos pais, acontecem as segundas e quartas à tarde, na Cia Athletica do Shopping Riomar.  Sem os pais, as aulas são de segunda a quinta nos três turnos (manhã, tarde e noite). Para crianças acima de 7 anos, os encontros são marcados na sexta-feira, à tarde. Mais informações: (81) 3327-4000.