O chef César Santos aposta no pirarucu para suas novas criações do cardápio do restaurante

No ano em que o restaurante Oficina do Sabor, localizado no sítio histórico de Olinda, completa 30 anos, o chef César Santos chega com a primeira novidade que faz parte da comemoração. O pirarucu selvagem, de manejo sustentável da Amazônia, é a estrela principal dos dois novos pratos assinados pelo embaixador da gastronomia pernambucana. 

A primeira criação é o Pirarucu Encantando – lombo de pirarucu ao molho de maracujá, leite de coco, ao perfume de gengibre, acompanhado de arroz de castanha de caju e batata na manteiga;  já o Pirarucu Perfumado traz um suculento filé do pescado temperado com limão no azeite de oliva e manteiga de garrafa, com alho laminado, cebola, pimenta de cheiro, alcaparras e tomate cereja, servido com arroz de coco e purê de banana comprida.

Foto: Danilo Mensil

“Conheci o pirarucu salgado, como o ‘bacalhau da Amazônia’, e me apaixonei pelo sabor. Logo depois, provei o peixe fresco em Belém do Pará, o que me deixou ainda mais apaixonado, porque o sabor é super incrível, não tem gosto de terra, além de ter ótima textura, tem uma carne firme, que não se desfaz, mas que é muito macia. Daí surgiu a vontade de incluir essa iguaria em nosso menu. E eu que gosto dessa alquimia na cozinha, de misturar sabores, não pensei duas vezes em trazer um pouco da Amazônia para Pernambuco”, explicou o chef César Santos. “E o melhor é que a gente compra diretamente de um fornecedor pernambucano, que traz de lá, facilitando esse acesso durante o ano inteiro”, destacou.

Lançados no menu do Oficina do Sabor no final de janeiro, os pratos Pirarucu Encantado e Pirarucu Perfumado já são uns dos mais procurados por turistas e visitantes do restaurante, que aprovaram os resultados. “Realmente os clientes têm comentado muito sobre os novos pratos. Desde que divulgamos nas redes sociais, aguçamos a curiosidade das pessoas, e o feedback está sendo incrível. Que seja só o começo das comemorações em um ano tão especial quanto este”, detalhou. 

MANEJO SUSTENTÁVEL – O manejo participativo e sustentável do pirarucu selvagem da Amazônia é uma pesca controlada (extrativista), que respeita os critérios estabelecidos através do conhecimento tradicional das comunidades ribeirinhas e indígenas, de estudos científicos e do acompanhamento de órgãos ambientais. 

OFICINA DO SABOR – Inaugurado, em 1992, pelo chef César Santos, o restaurante Oficina do Sabor é considerado um dos melhores do Brasil. Ao longo desses quase 30 anos, a casa vem se firmando como o lugar ideal para quem quer desfrutar de pratos da culinária pernambucana, preparados com muita criatividade e sofisticação. Localizado em um charmoso casarão na Cidade Alta, em Olinda, o salão principal do Oficina do Sabor é o espaço mais disputado entre os clientes. O motivo da concorrência pelo local é a deslumbrante vista que se tem para a capital pernambucana e as igrejas seculares que circundam o Sítio Histórico da cidade que hospeda o restaurante. Roteiro certo para os que vão conhecer a cidade-alta, a casa, que tem capacidade para 120 pessoas, é uma viagem inesquecível pelas cores, sabores e aromas das combinações precisas e deliciosas do chef César Santos.

Serviço

Restaurante Oficina do Sabor

Endereço: Rua do Amparo, 335 – Amparo, Olinda – PE

Funcionamento: terça a domingo (Terça a sexta das 11h30 às 22h | Sábado 11h30 às 21h | Domingo 11h30 às 17h) 

Contato: (81) 3429.3331 | (81) 99207-3524