A circulação da antologia poética e fotográfica Profundanças 3 chega ao Recife por meio da Roda de Conversa Pernambuco em Profundanças, que será realizada no dia 17 de outubro, às 18h30, no Espaço Pasárgada. A capital pernambucana será a segunda cidade incluída nessa circulação nacional, que teve início no mês de setembro. A roda de conversa contará com a participação da idealizadora do projeto Daniela Galdino (BA), das escritoras Ezter Liu (Carpina), Odailta Alves (Recife), Isabelly Moreira (São José do Egito) e Paula Santana (Serra Talhada/Recife) e das fotógrafas Maria Ruana (Tabira), Mariana Souto (Olinda) e Nathália Tenório (Brejão/Recife).
Na ocasião, serão discutidos temas como a representatividade de mulheres nas artes, o combate ao racismo e à invisibilidade da escrita de mulheres, dentre outros. Com importância crucial ao diálogo necessário entre escritoras, fotógrafas e público, a roda de conversa, fruto da parceria entre o projeto Profundanças/Produtora Voo Audiovisual e o Espaço Pasárgada/Fundarpe, coopera para a difusão da antologia, bem como das temáticas abordadas na coletânea, que reúne poemas, contos, ensaios fotográficos e pode ser baixada gratuitamente pelo link: http://vooaudiovisual.com.br/projects/profundancas3/.
Criado na Bahia em 2014, Profundanças já realizou o mapeamento de escritoras, em sua maioria inéditas ou com baixa inserção no contexto editorial, chegando ao número de 51 autoras mapeadas e publicadas. A terceira edição da coletânea é composta por textos literários de 22 escritoras da Bahia, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e São Paulo, cujas imagens foram captadas por 22 fotógrafes, a antologia literária e fotográfica visa confluir os diversos olhares através da horizontalidade, dos fluxos e dos encontros entre mulheres, que escrevem a partir dos seus lugares de diferenças.
HOMENAGEM – Profundanças 3 homenageia Marielle Franco, vereadora do Rio de Janeiro brutalmente assassinada em 2018, e Nátali Yamas, jovem fotógrafa negra com forte atuação em Itacaré/BA, que assina as imagens da capa e das páginas de transição. Duas mulheres negras de gerações e territórios diferentes, mas que se encontram a partir do discurso em sua arte e vivência política, de enfrentamento e denúncia do machismo e racismo e pela busca do bem viver da população negra e periférica, especialmente de outras mulheres negras, base fundamental da pirâmide social brasileira.
SERVIÇO
Roda de Conversa Pernambuco em Profundanças
Onde: Espaço Pasárgada – Rua da União, 263, Boa Vista, Recife/PE
Quando: 17 de outubro de 2019
Hora: 18h30
Transmissão online: no Facebook @profundancas e no Instagram @profundancas_antologia