Jogador brasileiro é um dos nomes inusitados em meio a chefes de estado, organizações internacionais e ativistas socioambientais
Prestes a ser anunciado no próximo dia 9, o Prêmio Nobel da Paz já reconheceu grandes figuras engajadas na promoção dos direitos humanos, igualdades sociais e conservação do meio ambiente. Com um time de especialistas em estatísticas, a Betfair.net analisou os principais nomes favoritos ao prêmio. Entre chefes de estado, empresários e instituições, desponta como inusitado o nome do jogador brasileiro do Liverpool, Roberto Firmino.
O jogador não se manifestou publicamente sobre o assunto, porém as redes sociais não perderam a chance de elencar algumas razões pelas quais ele deveria ganhar o prêmio. No ranking da Betfair.net, ele aparece com apenas 4% de chances, igualando-se ao presidente francês, Emmanuel Macron e ao presidente da Rússia, Vladimir Putin.
Outro nome que chama atenção na lista é o do presidente americano Donald Trump. Conhecido por suas atitudes e posicionamentos polêmicos, seu lugar no ranking tem justificativa: a assinatura de acordo entre Israel e Emirados Árabes Unidos, em agosto deste ano. Trump intermediou as negociações que acabaram por normalizar as relações diplomáticas entre os dois países. Trump, segundo a lista, tem 8% de probabilidade de ser premiado.
No primeiro lugar da lista da Betfair.net está a Organização Mundial da Saúde (OMS), que aparece com 33% de chances de ser premiada devido ao seu trabalho no combate a pandemia da COVID-19. Em segundo lugar, com 25% de probabilidade de vencer o prêmio aparece a ativista ambiental sueca Greta Thunberg, de 17 anos, que vem envolvendo jovens e lideranças mundiais em prol de ações pela conservação ambiental.
A primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, aparece em terceiro lugar no ranking, com 18% de chances de ser premiada com o Nobel da Paz. Ela emergiu como uma liderança política com ações eficientes para o controle da pandemia do novo coronavírus em seu país.
Probabilidade de receber o Prêmio Nobel da Paz em 2020, conforme a Betfair.net:
Organização Mundial da Saúde (OMS) – 33%
Greta Thunberg – 25%
Jacinda Ardern – 18%
ACNUR – Agência da ONU para Refugiados – 8%
Donald Trump – 8%
União Europeia – 6%
Black Lives Matter – 6%
Moon Jae-in – 5%
Repórteres Sem Fronteiras – 5%
Bill Gates – 5%
Christine Lagarde – 4%
Julian Assange – 4%
Vladimir Putin – 4%
Elizabeth Warren – 4%
Roberto Firmino – 4%
Emmanuel Macron – 4%
Volodymyr Zelensky – 4%
Kristalina Georgieva – 4%
Boris Johnson – 2%
Xi Jinping – 2%
Joe Biden – 2%
Michelle Obama – 2%
Kim Jong-Un – 2%
Colin Kaepernick – 1%