A cantora e compositora Ro Araújo faz de seu novo clipe, “Força Ancestral”, uma viagem afrofuturista que mescla imagens reais e inteligência artificial (IA). A canção é parte de uma sequência de singles e clipes que a artista vem revelando e onde reapropria significados e ritmos da música negra brasileira com sua lírica poética e um vocal potente.
Assista ao clipe “Força Ancestral”: https://youtu.be/K28S07denGI
Ouça “Força Ancestral”: https://tratore.ffm.to/
A música é um reggae diaspórico com letras que celebram a riqueza da cultura afro-brasileira. Ro Araújo nos leva a uma viagem musical que honra deusas africanas e heroínas brasileiras, unindo passado e futuro. A canção oferece uma mensagem de empoderamento e resiliência ao citar símbolos da força da mulher negra: as rainhas Makeda, Cahina, Nefertari e Nefertiti; as escritoras Carolina Maria de Jesus e Maria Firmina dos Reis e a guerreira Dandara dos Palmares entre elas.
O clipe, dirigido por Gabriela Furlan, utiliza a IA para criar um visual onde o passado e o presente se entrelaçam. É uma representação vívida da ideia de afrofuturismo, que combina elementos da cultura africana com uma visão de um futuro promissor e inclusivo.
Ro Araújo assina também como compositora, trazendo sua própria narrativa à vida por meio das letras. “Força Ancestral” lembra da importância de reconhecer nossas raízes e celebrar a diversidade cultural que enriquece o Brasil. Além disso, este lançamento faz parte de um projeto ambicioso da artista, que planeja lançar sete singles até janeiro de 2024.
Nascida na cidade de Nova Iguaçu, a artista já havia chamado atenção com a primeira faixa, “Mulher Negra”, que incorpora elementos de um ijexá pulsante e cativante com clima percussivo da bagagem carnavalesca da artista. A canção já trazia uma poderosa expressão da identidade feminina e negra, desafiando estereótipos e preconceitos associados à negritude. Marcando uma estreia e uma bandeira que a artista traz consigo.
Assista ao clipe “Mulher Negra”: https://youtu.be/IYq69r1XfLg
Neste ano, Ro também participou do SONORA – Festival Internacional de Mulheres Compositoras e foi selecionada para a MIAAU – Mostra de Integração Artística Autoral, além de ser semifinalista do Prêmio TOCA.
Solidificando sua nova fase criativa, a artista revela “Força Ancestral” em todas as principais plataformas de música. O clipe está disponível em seu canal de YouTube.
Ficha técnica:
Realização: Memória Lúdica
Roteiro: Ro Araujo, Gabriela Furlan
Direção artística: Ro Araujo
Direção: Gabriela Furlan
Animação (IA): Bernardo Martins, Ro Araujo
Produção executiva: Ro Araujo, Memória Lúdica
Direção de fotografia: Bernardo Martins
Montagem e colorização: Bernardo Martins, Ro Araujo
Maquiagem: Carol Jaya
Figurino: Katuchita Etnias
Acessórios: Telma Pereira
Composição: Ro Araujo
Produção musical: Fael Brito
Arranjos: Fael Brito, Leonardo Dias, Hallisson Max, Sandra Nisselli
Letra:
Força ancestral
(Ro Araujo)
de que vale sofrer assim?
a minha força vem lá do Bonfim
É tempo de florescer
Lá na beira da solidão
esbarrei numa simples canção
abro o peito pra receber
(instrumental)
reencontro minha raiz
dor e angústia não cabem mais em mim
eu dou e recebo amor
lavo a alma pra me vestir
coroa de ouro, colar de rubi
eu sei, alguém me tomou
mas tomo de volta o que é meu
(instrumental)
Rainha Cahina
Nefertiti
Makeda, Amena
Tiyê, Nefertari
Dandara, Ciata
Mahin, Quelé
Carolina, Firmina
Na Agontimé
Acompanhe Ro Araujo: