A II Jornada de Direitos Humanos em ILPI é promovida pelo o Centro de Desenvolvimento e Cidadania (CDC) e Núcleo de Atenção Integral à Saúde e Cidadania do Idoso do Hospital Universitário Oswaldo Cruz da UPE (NAISCI)
Com intuito de Promover espaço para a troca de conhecimentos e discussão sobre estratégias para a defesa e efetivação de direitos no âmbito das Instituições de Longa Permanência para pessoas idosas (ILPIs), o Centro de Desenvolvimento e Cidadania (CDC) em parceria com o Núcleo de Atenção Integral à Saúde e Cidadania do Idoso (NAISCI), do Hospital Universitário Oswaldo Cruz/ UPE com o apoio do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Recife promovem entre os dias 26 e 27 de agosto a II Jornada em Direitos Humanos em ILPI. Com tema “Defesa e Promoção de Direitos no Âmbito das Residências Coletivas para Pessoas Idosas”, o evento é de extrema relevância nas discussões das velhices no Nordeste. A programação conta com palestrantes vindos de várias partes do Brasil, que se reúnem no Centro de Formação e Lazer do SINDSPREV/ PE, localizado às margens da BR 101 Norte, no Bairro da Guabiraba, Zona Norte do Recife.
Entre as mesas de debate temas como: Educação, Saúde Mental, Atividade Física, Saúde e Assistência Social, voltados sempre à população idosa, serão os grandes destaques do evento que tem pessoas idosas residentes em Instituições de Longa Permanência, gestores/as e profissionais que atuam nestas instituições como público alvo.
“Neste contexto ainda de pandemia, consideramos muito importante retomar essa discussão, que foi iniciada pelo CDC em 2019, com a realização da primeira jornada”, destaca Elizangela Martins, coordenadora do Programa Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa do CDC. Ainda de acordo com Elizangela, a experiência da primeira jornadapossibilitou as realizações de um trabalho articulado junto a esse conjunto de instituições durante a pandemia de COVID-19. “A pandemia veio logo em seguida da primeira jornada, demonstrando a urgência e necessidade de se pautar as políticas públicas para esse segmento”, contou.
Mais de 24 ILPIs de Pernambuco participam da II Jornada. O evento promove um ambiente de formação e de trocas de experiências e práticas, trazendo para o centro do debate a importância do planejamento de ações, a disponibilização de recursos e a garantia dos direitos a essa população considerada especial. Sobre a importância da II Jornada, Elizangela faz uma breve retrospectiva. “Essa experiência junto com o NAISCI, tem fortalecido nosso trabalho desde a primeira jornada, e também durante a pandemia através do projeto intitulado Observatório ILPI.26, que tem sua trajetória contada e sistematizada em um livro que traz toda a experiência dessa ação durante o período mais difícil da pandemia, no momento onde se predominava a ausência de orientações e o medo nessas instituições, consideradas as mais vulneráveis ao vírus. A Segunda Jornada chega para nos possibilitar a aprofundar essa reflexão e trazer mais uma vez, a importância da discussão e construção de políticas públicas no âmbito das residências coletivas para pessoas idosas”, finaliza.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:
26 DE AGOSTO DE 2022
● Das 8h às 8h30min. – Credenciamento
● Das 8h31min às 8h59min. – Mesa de abertura
● Das 9h às 10horas – Conferência Magna:
DEFESA E PROMOÇÃO DE DIREITOS NO ÂMBITO DAS RESIDÊNCIAS COLETIVAS PARA PESSOAS IDOSAS.
Conferencistas:
Dra. Ana Amélia Camarano (Economista, Phd em Estudos Populacionais. Pesquisadora da DISOC do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada-IPEA. Professora Associada da UERJ. Membro Honorária da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia-SBGG desde 2014).
Elizangela Maria Martins (Coordenadora Geral do Programa de Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa do CDC).
Coordenação: Dr. William Serrano Smethurst (Graduado em Educação Física, mestre em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto – Portugal (2001) e doutor em Educação Física pelo Programa Associado de Pós-graduação em Educação Física da UPE/UFPB).
● Das 10h às 10h30min. – Intervalo para lanche
● Das 10h30min às 12 horas – Mesa Temática I – Educação
Palestra: A pessoa idosa residente em ILPI e o acesso à educação – Dra. Ana Amélia Camarano (Economista, Phd em Estudos Populacionais. Pesquisadora da DISOC do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada- IPEA. Professora Associada da UERJ. Membro Honorária da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia-SBGG desde 2014).
Palestra: A política de educação direcionada ao segmento idoso e o acesso à tecnologia da informação e comunicação – Iara Maria Pereira de Brito (Especialista em Gestão hospitalar e Serviços de Saúde Membro do Grupo e Estudos sobre o Envelhecimento Humano na Perspectiva da Totalidade Social – GEEHPTS, do Naisci-Huoc-UPE).
Coordenação da mesa: Cora Cacilda de Menezes Medeiros (Gerente da Pessoa Idosa do Recife. Especialista em Gestão Pública pela UPE e especialista em Gerontologia pela Universidade Católica de Pernambuco- UNICAP).
Guardiã: Sra. Solange Correia de Crastos (Residente em ILPI, 80 anos)
● Das 12h às 14h – Intervalo para almoço
● Das 14h às 15h30min. – Mesa Temática II – Saúde Mental
Palestra: O direito à reabilitação cognitiva no âmbito da Política de Saúde Mental – Dra. Mauricéa Tabosa Ferreira Santos (Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Pernambuco (1985), Aperfeiçoamento em Saúde Pública na 3ª Idade (EPM -1989), Especialização em Saúde do Idoso (ENSP – 1994), título de Gerontóloga (SBGG – 1997), doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN).
Palestra: A saúde mental da pessoa idosa residente em ILPI à luz da legislação brasileira – Dra. Sandra Brotto Furtado (Coordenadora da pós graduação de geriatria da faculdade IDE. Mestre em ciências da saúde pela UPE. Título de especialista em geriatria pela SBGG
Residência em geriatria pela UPE. Preceptora da residência de geriatria do IMIP. Geriatra do Serviço de Atenção Domiciliar do IMIP. Geriatra do IMEDI e LLAR DAVIS. Pós-graduada no curso de especialização em cuidados paliativos da FCM da UPE).
Coordenação da mesa: Verônica Cristina Brayner dos Santos(Psicóloga e Secretária Executiva da Mulher e de Direitos Humanos de Olinda).
Guardiã: Srta. Janete Lira da Silva(Professora, aposentada).
● Das 15h30min às 16 horas – Intervalo para lanche
● Das 16h às 17h30min. – Mesa Temática III – Atividade Física
Palestra: O direito da pessoa idosa à atividade física associado à qualidade de vida – Dr. William Serrano Smethurst (Graduado em Educação Física, mestre em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto – Portugal (2001) e doutor em Educação Física pelo Programa Associado de Pós-graduação em Educação Física da UPE/UFPB).
Palestra: O acesso ao Esporte preconizado pela Política Nacional da Pessoa Idosa e pelo Estatuto da Pessoa Idosa – Dr. Thiago Coelho de Aguiar Silva (Graduado em Educação Física pela Universidade de Pernambuco, Mestrado em Comunicação e Desporto pela Universidade do Porto e Doutorado no Programa Associado de pós-graduação UPE/UFPB).
Coordenação da mesa: Dra. Juliene Tenório de Albuquerque (Graduada em Serviço Social. Mestra e Doutora em Serviço Social. Coordenadora Adjunta do Programa de Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa do Centro de Desenvolvimento e Cidadania).
Guardiã: Sra Solange Carvalho Bessone de Almeida (Advogada, residente em ILPI, 67 anos).
● Das 17h30min às 18h – Apresentação cultural e encerramento das atividades do 1º dia da II Jornada de DDHH em ILPI.
27 DE AGOSTO DE 2022
● Das 8h às 8h30min. – Atividade de acolhida
● Das 8h30min. às 10 horas – Mesa Temática IV- Assistência Social
Palestra: A política de Assistência Social no contexto da proteção à pessoa idosa residente em ILPI – Dra. Solange Maria Teixeira (Pós- Doutorado em Serviço Social pela PUC-SP, Doutorado em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão, Mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Piauí).
Palestra: Acesso à política de Assistência Social por pessoas idosas residentes em ILPI – Dra. Suzaneide Ferreira da Silva (Graduada em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1988), Pós-doutorado em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Piauí (2022). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre a Terceira Idade (NEPTI), Pesquisadora na área da assistência social, gestão pública e envelhecimento).
Coordenação da mesa: Karina Lúcia da Silva Antunes do Rêgo (Assistente social e sanitarista. Especialização em Gerontologia Social. Gerente de Direitos Humanos – SEDH/SAS – Prefeitura Municipal do Jaboatão dos Guararapes-PE).
Guardiã: Sra. Enilda Maria Gonçalves(Conselheira Municipal de Direitos da Pessoa Idosa).
● Das 10h às 10h30min. – Intervalo para lanche
● Das 10h30min. às 12 horas – Mesa Temática V – Saúde
Palestra: O direito da pessoa idosa à saúde – Dra. Karla Cristina Giacomin (Médica Geriatra, titulada pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Mestrado em Saúde Pública pelo Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Doutorado em Ciências da Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz -Centro de Pesquisa René Rachou (2008). Ponto focal do International Longevity Center Brazil. Coordenador da Frente Nacional de Fortalecimento à ILPI).
Palestra: A atuação do Ministério Público na defesa e garantia dos direitos à saúde – Dr. Alexandre de Oliveira Alcântara (Promotor de Justiça da 1ª Promotoria de Justiça do Idoso e da Pessoa com Deficiência de Fortaleza, Estado do Ceará (MPCE). Professor da Escola Superior do Ministério Público do Estado do Ceará. Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito na Universidade Federal Fluminense (UFF). Especialista em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia ‒ SBGG).
Palestra: A Saúde da pessoa idosa residente em ILPI no contexto da legislação brasileira – Dra. Sálvea de Oliveira Campelo e Paiva (Assistente social, doutora em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco, coordenadora-geral do Núcleo de Articulação e Atenção Integral à Saúde e Cidadania da Pessoa Idosa do Hospital Universitário Oswaldo Cruz, da Universidade de Pernambuco).
Coordenação da mesa: Dra. Jonorete de Carvalho Benedito (Assistente social, doutora em Serviço Social pela Unesp/Franca, integra e coordena o Grupo de Estudos sobre o Envelhecimento Humano na Perspectiva da Totalidade Social (GEEHPTS) do Hospital Universitário Oswaldo Cruz, da Universidade de Pernambuco).
Guardiã: Sra. Maurília Santos da Silva(Presidente do Grupo de Convivência Anos Dourados).
● Das 12h às 14h – Intervalo para almoço
● Das 14h às 16h – Grupos Temáticos de Trabalho
● 16h às 17h 30min.- Apresentação das discussões nos grupos temáticos
● 18h – Encerramento
Será disponibilizada uma sala para exposição e comercialização de artesanato produzido por coletivos e pessoas idosas durante toda a Jornada.