Unidade atende 70 mil pessoas, em 35 bairros, e foi projetada para tratar 260 efluentes por segundo
Reconhecida pelo Instituto Trata Brasil como a capital que mais investe em saneamento no país, Cuiabá acaba de inaugurar a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Lipa, referência em tecnologia e sustentabilidade.
Parte do Sistema de Esgotamento Sanitário Ribeirão do Lipa, a ETE é uma iniciativa da TAE (Tigre Água e Efluentes), braço da Tigre, multinacional brasileira líder em soluções para construção civil e cuidado com a água. A unidade atende 70 mil pessoas, em 35 bairros, utiliza um sistema que permite tratar 260 litros de efluentes por segundo e conta com uma estação elevatória, utilizada para bombear o esgoto coletado até a estação de tratamento.
“Projetamos a estação em sistema compacto, de forma que requer menos espaço para suas instalações. A operação é totalmente automatizada, não gera odor, com mecanismos de eficiência energética e entrega elevado desempenho ambiental”, diz Ewerton Garcia, Diretor da Tigre Águas e Efluentes (TAE).
Sobre o Grupo Tigre
Com uma história de 80 anos, a Tigre é uma multinacional brasileira com forte presença internacional, líder em soluções para construção civil e cuidado com a água. A empresa oferece um amplo portfólio de produtos que atende os mercados predial, de infraestrutura, de irrigação e industrial. Presente em cerca de 30 países, conta com 5,5 mil funcionários, 10 plantas no Brasil e 14 no exterior: Argentina (2), Bolívia (2), Chile (2), Colômbia, Equador, Estados Unidos (3), Paraguai, Peru e Uruguai. Além de tubos e conexões, fazem parte do Grupo: Azzo Torneiras ABS, Tigre Ferramentas para Pintura, Tigre-ADS (tubulações de PEAD para saneamento e drenagem), Fabrimar, Tigre Metais (no segmento de metais sanitários) e TAE – Tigre Água e Efluentes (tratamento e reutilização da água).