Dra. Tatiane Aranha, coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Anhanguera, alerta que os animais também sofrem com os dias quentes e que petisco protege do superaquecimento e desidratação

Com dias cada vez mais quentes, manter os animais de estimação frescos e hidratados se é tarefa essencial na rotina dos cuidadores. Uma alternativa deliciosa para fazer isso é oferecer sorvetes naturais feitos em casa, especialmente preparados para atender às necessidades nutricionais dos pets.

Tatiana Aranha, doutora e coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Anhanguera, aponta que assim como os humanos, os animais de estimação também sofrem com o calor e que esse tipo de petisco contribui para a proteção acerca de diversos problemas de saúde.

“Manter os pets frescos e hidratados ajuda a prevenir o superaquecimento e desidratação, que podem ser perigosos para sua saúde. Além disso, isso garante que os pets estejam confortáveis ​​e felizes durante os dias quentes”.

Uma forma de aliviar as altas temperaturas aos pets são os sorvetes naturais, entretanto, a médica veterinária alerta para dar preferência aos caseiros e jamais os industrializados. Tatiana ressalta que os sorvetes para cães e gatos devem ser preparados de forma segura, uso de ingredientes adequados para os animais

“Os sorvetes naturais caseiros oferecem uma série de vantagens em relação aos sorvetes comerciais para animais de estimação. Em primeiro lugar, eles permitem que os proprietários tenham controle total sobre os ingredientes, garantindo que sejam saudáveis ​​e seguros, pois são livres de corantes, conservantes e açúcares adicionados, o que os torna uma opção mais saudável. Também são personalizáveis, permitindo a adaptação das receitas de acordo com as preferências e restrições alimentares de cada bichinho”.

Para o preparo dos sorvetes, a professora recomenda usar como ingredientes frutas como banana, morango e maçã, iogurte sem açúcar, caldo de carne ou frango sem sal, e até cenoura. “Importante evitar ingredientes tóxicos para animais, como uvas, chocolate e xilitol. Ao escolher os itens, verifique com o médico veterinário do seu animal se eles são seguros para o tipo de pet que você tem. Evite adicionar açúcares e produtos lácteos com alto teor de gordura, pois podem causar desconforto gastrointestinal”.

Confira algumas receitas simples e saudáveis de sorvetes caseiros para os pets elencados pela professora e especialista em Medicina Veterinária:

Sorvete de banana: Misture bananas maduras com iogurte natural sem açúcar, despeje em formas de picolé e congele.

Sorvete de frutas vermelhas: Combine morangos e mirtilos com água de coco, batata e congele.

Sorvete de cenoura: Cozinhe cenouras, mistura com caldo de frango sem sal, congele em pequenas porções.

Sorvete de jabuticaba: Os bichinhos também podem se beneficiar das propriedades da jabuticaba, como os antioxidantes, vitaminas e minerais. No entanto, isso deve ser feito com moderação, já que a fruta contém muitas fibras, o que pode soltar o intestino dos pets. Sirva a fruta gelada ou congelada.

Sorvete de morango: Bata a fruta com água no liquidificador e leve ao congelador. Morangos são ricos em fibras e vitamina C e são seguros para a maioria dos cães.

“Na hora de dar o sorvete ao seu pet sirva em pequenas porções, especialmente se seu animal de estimação não estiver acostumado”, alerta.

Sobre a Anhanguera

Fundada em 1994, a Anhanguera oferece educação de qualidade e conteúdo compatível com as necessidades do mercado de trabalho por meio de seus cursos de graduação, pós-graduação, cursos Livres, preparatórios, com destaque para o Intensivo OAB (Ordem dos Advogados do Brasil); profissionalizantes, nas mais diversas áreas de atuação; EJA (Educação de Jovens e Adultos) e técnicos, presenciais ou a distância, visando o conceito lifelong learning, no qual proporciona acesso à educação em todas as fases da jornada do aluno. São mais de 15 mil profissionais e professores entre especialistas, mestre e doutores.

Além disso, a instituição presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola, na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas. A Anhanguera tem em seu DNA a preocupação em compartilhar conhecimentos com toda a sociedade a fim de impactar positivamente as comunidades ao entorno das instituições de ensino. Para isso, conta com o envolvimento de seus alunos e colaboradores a partir de competências alinhadas às práticas de aprendizagem e que contribuem para o desenvolvimento do País.

Com grande penetração no Brasil, a Anhanguera está presente em todas as regiões com 106 unidades próprias e 1.398 polos em todos os estados brasileiros.

Acesse o site e o blog para mais informações.