Segundo a tradição, comer nhoque todo o dia 29 do mês atrai fartura. Verdade ou não, o prato à base de batatas e farinha é originária do Oriente Médio, mas se popularizou com os romanos que levaram a deliciosa receita para Itália. Por este e outros motivos, o nhoque se tornou uma iguaria tipicamente italiana. E com a migração dos italianos para outros continentes, o nhoque foi se difundindo pelo planeta até chegar à América do Sul.
A versão preparada na Ilha de Sardenha, conhecida como a terra do nhoque, é a que mais se aproxima da receita romana. Confira o passo a passo que o chef Isaías Soares, do Instituto Gourmet, preparou a pedido da Ekma, conceituada marca de atomatados para food service, para não errar no ponto e deixar o Nhoque da Fortuna de cada mês mais saboroso.
Nhoque da Fortuna
Por Chef Isaías Soares, especialmente para Ekma
Ingredientes:
1,5 kg de batata asterix
20 g de sal para cozinhar a batata
1 ovo
15 g de margarina
40 g de queijo parmesão
250 g de farinha de trigo
Para molho de tomate:
1 pacote de Tomate Triturado Ekma
½ cebola média picada
1 alho picado
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1 colher de sopa de azeite
Manjericão para decorar
Modo de preparo:
1-Descasque as batatas e corte-as em rodelas finas.
2-Cozinhe as batatas na panela de pressão com o sal.
3-Escorra bem a água a batata.
4-Esprema as batatas até virar purê.
5-Coloque as batatas ainda quentes em um recipiente e adicione o ovo, a margarina e o queijo parmesão. Misture bem a massa.
6-Em seguida coloque a farinha de trigo aos poucos até dar o ponto. Continue amassando bem até ter uma massa que não grude nas mãos.
7-Polvilhe a farinha de trigo em uma mesa ou bancada.
8- Molde a massa em rolinhos de cerca de 2 cm de diâmetro e corte em pedaços de 2cm.
9- Ferva a água e coloque os nhoques aos poucos para cozinhar até subirem à superfície.
11-Retire as massas cozidas e vá colocando em uma travessa.
12-Prepare o molho refogando a cebola e o alho no azeite.
13-Tempere com sal e pimenta-do-reino e cozinhe em fogo baixo por 5 minutos.
12-Cubra com nhoque com molho de tomate, queijo e decore com manjericão fresco.
Na hora de comer, não esqueça de colocar debaixo do prato uma cédula de dinheiro para chamar a sorte.
Rendimento: de quatro a cinco porções.
*Chef Isaías Soares, diretor do Instituto Gourmet, tradicional escola de pizzaiolos de Curitiba, é referência no Brasil em pizza e massas italianas. Dirige a Federação Brasileira de Mestres Pizzaiolos e membro da Federação Italiana de Cozinheiros e Associação de Pizzarias Italianas. Mais informações no site do instituto.
Sobre a Ekma
No mercado desde 1972, a marca se consagrou como uma das principais marcas do segmento de molhos e condimentos para food service. Seu portfólio abrange molhos para lanche e condimentados, para salada em sachê, orientais, maionese, além de atomatados, como extrato de tomate, tomate triturado, molho refogado e para pizza, que são distribuídos em todo território nacional, principalmente nas regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste. A fábrica, localizada em Taquaritinga, no interior de São Paulo, ocupa uma área de 30 mil metros quadrados, sendo cinco mil de área construída, e gera quase 900 empregos diretos e indiretos. São processadas na planta fabril, cerca de três mil toneladas de produtos por mês. Saiba mais sobre a empresa no site da marca.