Como a mulher vê o seu corpo diante dos padrões de beleza impostos pela sociedade? Promover uma discussão e reflexão acerca desta temática é o principal objetivo do projeto “No Cenário Virtual, Que Padrão é Esse?”, da produtora cultural Rani Duarte, e da designer Natália Nery. Quatro produções audiovisuais, com roteiro, figurinos e direção de arte diferenciados em cada etapa, vão levantar o debate na página Que Padrão é Esse? , no Youtube, com um lançamento de uma produção por semana. O primeiro já está disponível na página.
“Já fizemos intervenções presenciais no FIG 2019 e no Bloco EssaFada 2020. Como estamos em tempos de isolamento, essa foi a forma que encontramos para debater o assunto. Neste primeiro vídeo, temos uma performance artística do Gesttus Grupo de Dança Moderna, onde corpo associado à dança permite demonstrar sua magnificência enquanto espírito vivo e cheio de significados”, explica Rani Duarte
“As frases que estão ali expostas no vídeo não são quaisquer frases. Há, por trás de cada uma delas, uma história de uma mulher que não aguenta mais aquela realidade e é através do ‘Que Padrão é Esse’? que elas têm voz e podem expor para a sociedade o que não aguentam mais e quando isso acontece, acabam impulsionando e encorajando tantas outras”, acrescenta Rani Duarte.
Para a autora, o projeto é uma conexão entre elas: “é uma conversa nossa e, a partir desse diálogo informal, elas nos dizem o que consideram uma quebra de padrões, das diversas partes da vida: profissional, pessoal, afetiva, enquanto mulher que se autoconhece durante todo esse processo de viver diariamente em uma sociedade tão machista e insiste em nos oprimir”, finaliza.