Levantar peso todos os dias na academia não é o suficiente para a hipertrofia. É necessário um conjunto de fatores para que os músculos se desenvolvam

Na busca por um corpo definido e saudável, é comum que as pessoas não se atenham a todas as ferramentas necessárias para chegar a esse objetivo, o que pode gerar frustrações e dificultar o processo de hipertrofia. Especialista em nutrição e educação física, a musa fitness Sue Lasmar conta que grande parte desses erros está na alimentação e na falta de entendimento de como o processo de ganho de massa magra funciona. 

“Grande parte das pessoas acredita que para ganhar massa é necessário apenas ir à academia todos os dias e levantar grandes quantidades de peso. Porém, dentro desse processo aspectos como alimentação variada, tempo de descanso e hidratação correta são fundamentais para a construção da massa magra, que não surge da noite para o dia”, explica Sue Lasmar.

Ter o carboidrato como vilão 

Atualmente dietas que cortam o carboidrato são comuns, à exemplo da Low Carb, que restringe bastante essa substância. Porém, esse estilo de dieta não é tão boa para quem quer ganhar massa e sim para quem deseja emagrecer. “Para que o músculo ganhe robustez, ele precisa de energia, ou seja, carboidratos podem ser benéficos para o processo. A única atenção deve ser a qual é a fonte desse carboidrato, que deve vir preferencialmente de fontes naturais e deve ser um carboidrato de baixo índice glicêmico, vindo de alimentos como frutas e arroz integral”, aponta a especialista.  

Baixo consumo de água 

Sem hidratação, músculo não cresce. De acordo com Sue Lasmar, a maioria das reações químicas do corpo são dependentes da água, como é o caso da síntese proteica. Quando a pessoa ingere água, há aumento do glicogênio muscular, responsável por dar o aspecto volumoso ao músculo. Caso a hidratação não seja a correta, a tendência é que esse músculo fique mais franzino, alerta a especialista.

Não respeitar o tempo de descanso 

Treinar, treinar e treinar. Essa não será a receita de sucesso pelo simples fato de o descanso ser primordial para a hipertrofia muscular. “Não se pode dar estímulo para o mesmo músculo todo dia. É preciso dar o tempo dele se recuperar, pois é nessa revigoração, que ele se desenvolve. Sono de qualidade e tempo de intervalo durante o treino é fundamental para o processo”, aponta Sue Lasmar. 

Não consumir a quantidade necessária de vitaminas e minerais

No objetivo de hipertrofiar, muitos começam a restringir a alimentação no que se resume a carnes brancas, batata doce e ovos. De acordo com a musa fitness, esse é um dos maiores erros. “A construção de músculo não depende apenas de carboidrato e proteínas, mas de um conjunto de macronutrientes. Se o corpo não vai bem ou está com déficit energético, o corpo não vai direcionar energia para os músculos, pois não entende aquilo como necessário. Por isso, o correto é uma alimentação variada, rica em nutrientes diversos”, elucida.