Projetos de pintura, performance, desenho, gravura, escultura, fotografia, vídeo, instalação, arte sonora e artes integradas podem ser inscritos até 10 de janeiro, pelo Mapa Cultural de Pernambuco

As inscrições para o Edital de ocupação dos espaços expositivos da Casa de Câmara e Cadeia de Brejo da Madre de Deus foram prorrogadas até o dia 10 de janeiro, às 17h. A convocatória, promovida pelo Governo de Pernambuco, por meio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), é voltada para propostas de artes visuais que queiram ocupar o espaço durante o primeiro semestre de 2024.

A inscrição pode ser feita exclusivamente pelo Mapa Cultural de Pernambuco (www.mapacultural.pe.gov.br/oportunidade/1097). O resultado final será divulgado até o dia 31 de janeiro de 2024.

Confira AQUI o edital e seus anexos

Poderão participar propostas apresentadas por artistas e curadores contemplando projetos de artes visuais nos campos da pintura, performance, desenho, gravura, escultura, fotografia, vídeo, instalação, arte sonora e artes integradas. A Casa de Câmara e Cadeia de Brejo da Madre de Deus fica localizada na Rua Maestro Tomás de A. Maciel, Centro, no município Brejo da Madre de Deus, Sertão de Pernambuco.

Informações, dúvidas e outros esclarecimentos sobre o processo de cadastramento e inscrição no Mapa Cultural de Pernambuco serão prestados por meio do e-mail [email protected] e do WhatsApp (81) 3184-3018, de segunda a sexta, das 9h às 17h. Já informações e esclarecimentos sobre documentação devem ser solicitados pelo e-mail [email protected].

CASA DE CÂMARA E CADEIA – Localizada no município de Brejo da Madre de Deus, no Agreste pernambucano, foi construída em 1847, possivelmente com projeto do engenheiro francês Louis Vauthier, o responsável pelo projeto do Teatro de Santa Isabel, no Recife. O centro cultural dispõe de 18 ambientes, que juntos somam 660 m² disponíveis para diversos tipos de atividades culturais. A edificação segue a arquitetura neoclássica da época e o programa de prédios dessa natureza. Hoje ainda conseguimos compreender nos pavimentos as funções de Câmara (1º pavimento) e Cadeia (térreo), inclusive encontrando as camas dos detentos que cumpriam pena no edifício até a década de 1990. A Casa de Câmara e Cadeia de Brejo da Madre de Deus é um monumento tombado pela Fundarpe.