Para celebrar a chegada do Verão e receber turistas no Recife, o Governo do Estado, através da Empetur e com apoio da Prefeitura do Recife realiza o Projeto Samba na Pracinha, que vai movimentar a Praça de Boa Viagem e presentear o público pernambucano com shows gratuitos da sambista Carla Rio e outros convidados da artista nos meses de outubro, novembro e dezembro. O primeiro show de Carla Rio acontece no próximo dia 26, a partir das 17h, quando a artista pernambucana sobe ao palco para levar o melhor do samba made in Pernambuco, tendo como primeiras convidadas especiais as sambistas Karynna Spinelli e Helena Cristina.
No repertório dos shows, Carla Rio promete apresentar, além das canções do seu último disco e a atual música de trabalho Uma Prova de Amor, que ficou conhecida na voz de Zeca Pagodinho e que ela foi a primeira mulher a regravá-la, também outras canções com arranjos inovadores de grandes nomes do samba nacional, como João Nogueira, Jorge Aragão, Candeia, Cartola, Arlindo Cruz e nomes da Música Popular Brasileira como João Bosco. As próximas edições do projeto Samba na Pracinha irão acontecer nos dias 30 de novembro e 14 dezembro, sempre no a partir das 17h.
Agenda lotada – Com a agenda bastante lotada no eixo Rio-São Paulo-Recife, a cantora Carla Rio gravou, recentemente, o clipe de sua nova música Uma Prova de Amor, de autoria deNelson Rufino e Toninho Geraes. A gravação, no Bar Beco do Rato, no Rio de Janeiro contou com show da artista e reuniu convidados como Didu Nogueira, Gisa Nogueira, Chico Alves e Léo Russo. Além do seu diretor musical e cavaquinhista, Alceu Maia, e dos músicos Evandro Lima, violão 7 cordas, Cacau de Castro, Carlinhos de Castro e Leonardo, na Percussão. O clipe teve a direção da Meduzza Filmes e já está disponível no Youtube.
SERVIÇO:
Samba na Pracinha, com shows de Carla Rio e convidados
Quando: 26 de outubro, a partir das 17h
Local: Praça de Boa Viagem
Acesso: aberto ao público gratuitamente
TRAJETÓRIA – O amor, a vocação e o talento para a música Carla Rio trouxe no DNA. A cantora é filha do compositor de samba e frevo, Alirio Moraes e irmã do cantor André Rio. Aos 10 anos, ela já subia ao palco, nos festivais de música do Colégio Santa Maria, para defender com sua bela voz e postura artística as canções compostas pelos seus irmãos Alirio Moraes de Melo e André Rio. Juntos formavam o trio conhecido como Familia Dó, Ré, Mi e se destacavam, conquistando vários prêmios nas disputas musicais colegiais. A arte da dança também foi e é a paixão em sua vida. Integrou, com seu talento, ainda muito nova, vários grupos de dança, chegando a fazer cursos em Nova York na Brodway Dance Center e na Step Dance Center, com ícones da dança moderna e contemporânea. Plural, também se fez presente no Teatro Pernambucano, na década de 90.
A convite de seu irmão, André Rio, é presença marcante no carnaval de Pernambuco, participando como atração em todos os shows do cantor, sobretudo no desfile do Galo da Madrugada desde 2014. Participou também da Turnê Europeia VIVA PERNAMBUCO nos anos de 2015 e 2016, apresentando-se em 05 países (Alemanha, Suíça, Inglaterra, Itália e Portugal), levando a alegria contagiante do samba, forró e maracatu. Dividiu o palco novamente com Roberto Menescal, André Rio e Luciano Magno no show MPBOSSA (2ª temporada), onde passeou pelo ritmo da Bossa Nova, mostrando sua versatilidade. Recentemente, estreou o projeto De Olho no Samba e se apresentou em várias casas noturnas do Recife, como Mercearia do Braz, Cafofo dos Amigos, Comendador, Pousada do Carmo, Boi e Brasa, cantando a raiz do samba pernambucano. Apesar de toda essa versatilidade artística o samba é a sua grande paixão e sempre foi o ritmo cantado com o seu pai ao violão desde a sua infância. E como bem diz, um conhecido samba eternizado na voz de Zeca Pagodinho, a focada artista deixa a vida levá-la sempre nos acordes do samba e, ao som desse ritmo, que é a cara do Brasil, ela constrói de forma sólida, a sua promissora carreira musical.