Iniciativa tem o objetivo de distribuir alimentos, agasalhos, materiais de limpeza, além de atividades de contação de histórias para crianças vítimas das chuvas
Nesta sexta-feira (17), o Projeto ‘Ler Pra Ser’, ação de promoção à leitura e a literatura, da Liga Criativa, juntamente com o Galpão Artes, instituição cultural com atuação no Agreste pernambucano, realizam ação solidária destinada às vítimas das chuvas na cidade de Limoeiro. A programação inclui distribuição de alimentos, roupas, agasalhos, além de atividades de contação de história e distribuição de livros às famílias das áreas ribeirinhas e rurais, que foram desabrigadas nas últimas chuvas pelo transbordamento do Rio Tracunhaém.
A ação acontece na Escola Municipal Cônego Deusdedith, que fica no primeiro Distrito de Vila do Urucum, mais conhecido como Cedro, na Zona Rural do município. A iniciativa deve atender 300 famílias que moram na área. O mutirão acontece das 9h às 12h.
A mobilização marca a culminância do ‘Projeto Ler Pra Ser’, que ao longo da semana, entre os dias 13 e 15, promoveu uma série de atividades lúdicas para a comunidades, como instalação de biblioteca ambulante, oficinas de contação e mediação de leitura, além de apresentações de contação de histórias, criação de espaço de leitura e doação de livros.
“É um momento muito importante para nós, porque entendemos que além de levar cultura e conhecimento, é uma oportunidade para compartilharmos amor, carinho e conforto a essas pessoas que estão necessitadas de apoio e cuidados”, destaca a produtora cultural e coordenadora do projeto, Eliz Galvão.
O ato de solidariedade também reforça o papel social do Galpão das Artes, que ajudou na arrecadação dos donativos para famílias carentes. O local encontra-se com uma exposição em cartaz chamada ‘Memórias do Museu do Mamulengo’, promovida pelo Museu do Mamulengo de Glória do Goitá. A cada visita, o público tem trazido roupas e alimentos para serem doados para quem mais precisa.
Além dos donativos, o Galpão das Artes fez uma força-tarefa para recolher livros para serem doados para crianças carentes vítimas das chuvas. “Fruto do Espetáculo Histórias para Voar, iniciativa de incentivo à leitura e a literatura popular, conseguimos receber vários livros da comunidade. E graças a este trabalho, também vamos estar repassando essas doações” explica o produtor cultural e coordenador do Galpão das Artes, Fábio André.
Fotos: Jennyfthem Mendonça
Serviço
O quê: Projeto Ler Pra Ser e Galpão das Artes realizam ação solidária em comunidades atingidas pelas chuvas, em Limoeiro – PE
Quando: Sexta-feira, 17
Onde: Escola Municipal Cônego Deusdedith, que fica no primeiro Distrito de Vila do Urucum, mais conhecido como Cedro, na Zona Rural
Horário: 9h
Mais informações: https://instagram.com/