Objetivo principal é favorecer o bem-estar físico e mental das pessoas idosas, incluindo benefícios como aumento da vitalidade, redução do estresse, promoção da saúde mental e emocional

Os idosos residentes na Pousada Geriátrica Qualy Vida Maria Neci, localizada em Candeias, Jaboatão dos Guararapes, serão beneficiados com uma horticultura terapêutica (processo de terapia que usa as plantas, através do cultivo de uma horta). A iniciativa é resultado do projeto Raízes do Bem, desenvolvido por um grupo de alunos da Afya Faculdade de Ciências Médicas de Jaboatão, em parceria com a pousada geriátrica e a secretaria municipal de saúde, com patrocínio da empresa Lógica Ambiental. O início das atividades da horta aconteceu na tarde desta quarta-feira (29 de maio).

“O objetivo principal do projeto é favorecer o bem-estar físico e mental por meio da horticultura, incluindo benefícios como aumento da vitalidade, redução do estresse, promoção da saúde mental e emocional, e fomento da conexão com a natureza para as pessoas idosas residentes da Pousada Geriátrica Qualy Vida Maria Neci”, informou a estudante de medicina da Afya Jaboatão, Stephanie Muniz, que idealizou e executou o projeto, com orientação da professora Ana Patrícia Ferreira.

Foto: Divulgação

“O cultivo de uma horta proporciona uma forma de exercício suave e estimula a cognição, ao mesmo tempo em que promove a independência e a autoestima das pessoas idosas, além de auxiliar na socialização entre eles, restaurando memórias afetivas e compartilhamento de conhecimentos entre si. Ao participar ativamente do processo de cultivo de alimentos, os idosos têm a oportunidade de se sentir úteis e valorizados, o que contribui para uma melhor qualidade de vida e bem-estar geral”, destacou Stephanie.

A escolha das mudas para plantação foi baseada e embasada conforme informações contidas no Manual de Envelhecimento Ativo, o qual preconiza um direcionamento quanto a dietas adaptativas para o público idoso com base em necessidades pertinentes da própria faixa etária.

Também foi levado em consideração o cardápio alimentar das pessoas idosas residentes na pousada geriátrica (23 mulheres e 13 homens), que é acompanhado por uma profissional da nutrição. Preferencialmente, serão utilizadas mudas medicinais, que poderão ser empregadas na preparação de chás, e mudas de temperos, úteis na culinária, como salsinha, hortelã, capim-santo, manjericão, mastruz, alecrim, entre outras.