BIG – O BEIJA-FLOR INVADE GARANHUNS
O QUE É?
Vivência poética para homenagear dois símbolos ícones da cidade de Garanhuns: o Relógio das Flores, um de seus principais cartões postais, e o beija-flor, que há uma década faz parte da identidade visual do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) e se constitui como uma forte representação da cidade das flores.
O trabalho, inédito, foi concebido especialmente para o FIG pela dupla Jeanine Toledo e Germana Pereira. Compreende a realização de instalação e performances que propõem a reflexão sobre a relação entre tempo, espaço e memórias, sobre como podemos perceber o mundo mais desacelerado, encontrar mais tempo para contemplar a natureza e se relacionar de forma mais afetuosa no mundo contemporâneo. As atividades serão realizadas em dois tempos.
No primeiro, que acontece no dia 15 de julho, os moradores de Garanhuns de todas as idades serão convidados a participar de uma ação para recolher 1000 garrafas pets em restaurantes e bares da cidade. Depois, entre os dias 16 e 19 deste mês, quem se interessar, poderá se juntar à artista e à produtora e, com o auxílio delas, participar do processo de confecção de bebedouros de beija-flor que vão fazer parte de uma instalação disposta em árvores no entorno do Relógio das Flores. Durante esta vivência, a dupla vai estimular os participantes a compartilhar suas histórias e memórias sobre a cidade e a artista Jeanine Toledo vai contar como se dá o seu processo criativo, as referências, inspirações e tudo que o contribui para a criação da sua obra.
O segundo momento da proposta será realizado durante o FIG e destinado a todos os participantes, sejam residentes ou turistas. A dupla fará uma performance no entorno do Relógio das Flores, no dia 21 de julho, no horário das 16h às 21h, convidando os transeuntes a interagir com a obra, numa ação de comunicação poética. Eles serão convidados a sentir a vibração da natureza e somar essa força à delicadeza da palavra para preencher os bebedouros de pet com frases e pensamentos escritos de próprio punho sobre suas memórias afetivas da cidade, qual o valor do tempo ou como podem contribuir para um mundo melhor. O beija-flor será o elemento simbólico que “irá levar” as frases e pensamentos do singular para o coletivo. Cada pessoa deposita a sua mensagem num bebedouro e pode recolher uma outra, escrita por um desconhecido. Durante as noites as flores dos bebedouros, feitas com tinta fosforescente, estarão iluminadas, de modo a ressaltar o universo poético da instalação.
Vale ressaltar que esta é uma ação selecionada no edital de artes visuais do FIG 2019, contando com patrocínio da Fundarpe e apoio daFerreira Costa. A realização é assinada pela Tangram Cultural.
INTEGRANTES
JEANINE TOLEDO – Artista visual, formada em Comunicação visual pela UFPE (1983) e pós-graduada em Indústrias Criativas e Culturas Criativas na Universidade de Lisboa (2018). Suas pinturas, objetos, múltiplos e vídeos, apropriam-se de imagens ícones da história da arte, remetendo sempre ao corpo, à memória e ao tempo. Desenvolveu uma carreira autodidata e realizou exposições coletivas e individuais, nacionais e internacionais, entre as quais se destacam Recife-Porto nas Artes-Portugal (1994), Pinacoteca do Estado de Alagoas, Rumos Visuais do Itaú, em MG, SP, CE (2001/2002), Nordeste das Artes Visuais- Museu Murilo La Greca (Recife-PE, 2013). Possui obras em vários acervos de museus nacionais como no MAM – Rio de Janeiro, MAMAM – Recife, Pinacoteca do Estado de Alagoas e na coleção de Gilberto Chateaubriand (RJ).
2
GERMANA PEREIRA – Jornalista pela UFPE (1995) e pós-graduada em Produção e Gestão Cultural pela UCAM (2007). Atua no mercado de produção cultural há mais de 20 anos, com experiência nas áreas de produção, gestão, curadoria e comunicação. Produziu mais de 100 obras audiovisuais entre séries e documentários exibidos pela TV Globo, TV Cultura, Canal Futura e TV Escola, além de curtas e longas-metragens para cinema. Foi coordenadora-geral da Massangana Multimídia Produções (2003-2011) e do Centro Audiovisual Norte-Nordeste (20082011) da Fundação Joaquim Nabuco. É sócia fundadora e diretora da Tangram Cultural (desde 2012), empresa que idealiza e produz projetos culturais e artísticos, entendendo a cultura como elemento transformador da sociedade.
REALIZAÇÃO
TANGRAM CULTURAL – Empresa de produção voltada ao mercado de cultura, artes e entretenimento, sediada em Recife-PE, desde 2012. Sua missão é promover iniciativas que contribuam para o fortalecimento da economia da cultura e tenham o compromisso com o desenvolvimento, a valorização e a difusão do patrimônio cultural brasileiro, em todas as suas formas de expressão. Afinal, como indica o seu significado, Tangram é um quebra-cabeça chinês formado por apenas 7 peças e com elas podemos montar mais de 1700 figuras diferentes, utilizando todas elas sem sobrepô-las. E o propósito da Tangram é exatamente este: promover iniciativas nas diversas áreas culturais, seja no cinema, artes plásticas, livros, exposições, música, etc. O portfólio da empresa pode ser visto em www.tangramcultural.com.br
SERVIÇO
BIG – O beija flor invade Garanhuns
Mobilização
Data: 15/07/2019 (segunda-feira)
Horário: das 14h às 17h.
Local: Praça Tavares Correia, em frente ao Relógio das Flores
Atividades de arte-educação
Data: de 16 a 19/07/2019 (terça a sexta-feira)
Horário: das 09h às 12h e das 14h30 às 18h
Local: Escola Dom Juvêncio
Performance
Data: 21/07/2019 (domingo)
Horário: das 16h às 21h
Local: Praça Tavares Correia (no entorno do Relógio das Flores)
Classificação livre Entrada gratuita