Iniciativa do Instituto Votorantim e da CBA visa impulsionar transformações na educação pública por meio da mobilização social e qualificação da gestão educacional

O programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE), iniciativa do Instituto Votorantim e da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), deu início às atividades do segundo ano do projeto em Itapissuma (PE), buscando contribuir para a melhoria da educação pública por meio da mobilização social das comunidades e da qualificação das práticas de gestão educacional e escolar. Atualmente, o PVE beneficia cerca de 3.700 alunos da rede municipal de ensino no município.

Para oficializar a renovação do programa, foram realizados três encontros presenciais na Secretaria de Educação de Itapissuma, nos dias 18, 19 e 20 de maio, com técnicos, gestores escolares e membros da sociedade civil envolvidos na frente de mobilização. A ação fez parte do primeiro ciclo do PVE em 2022, no qual foram abordados os focos de atuação e as competências profissionais a serem desenvolvidas ao longo do ano.

“A continuidade do PVE em Itapissuma é fundamental para contribuirmos com a evolução da educação no município. O envolvimento da CBA, da Prefeitura de Itapissuma e da comunidade é a chave para conseguirmos avançar no aprimoramento da gestão pública da educação, gerando benefícios para os alunos e, consequentemente, para o desenvolvimento da cidade”, destaca Fábio Borchardt, gerente geral de operações da CBA – Unidade Itapissuma. 

Reconhecimento no primeiro ano de participação

Em 2021, Itapissuma foi um dos quatro municípios vencedores do Prêmio PVE, iniciativa do Instituto Votorantim que reconheceu iniciativas que, de algum modo, contribuíram para transformar a realidade das redes de educação municipais que participam do programa. Logo em seu primeiro ano de participação no PVE, a cidade pernambucana foi a grande vencedora na categoria “Mentoria de Educação Financeira”.

Além de Itapissuma, os outros três municípios reconhecidos foram Araripina (PE), Limeira (SP) e Presidente Olegário (MG), nas categorias Práticas de Ensino Remoto, Busca Ativa e Retorno às Atividades Presenciais.

Sobre o PVE 

Existente desde 2008, o programa atua em três frentes: Gestão Educacional, Gestão Escolar e Mobilização Social. Para o fortalecimento da gestão, o PVE contribui diretamente para a qualificação da oferta de ensino. As ações buscam o desenvolvimento de competências profissionais de técnicos das secretarias de Educação, gestores educacionais e escolares. 

O programa busca reforçar a cultura de formação continuada de profissionais de educação como um todo. Em mobilização social, o foco é o engajamento da comunidade, visando o aumento da participação local nas demandas por uma educação de qualidade. São utilizadas ferramentas que aproximam as famílias das escolas, incentivando e fortalecendo os conselhos escolares e estimulando o protagonismo infantil.

Sobre a CBA

Desde 1955, a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) produz alumínio de alta qualidade de forma integrada e sustentável.

Com capacidade instalada para produzir 100% de energia vinda de hidroelétricas próprias, a CBA minera a bauxita, transforma em alumínio primário (lingotes, tarugos, vergalhões e placas) e produtos transformados (chapas, bobinas, folhas e perfis). Em estreita parceria com seus clientes, a CBA desenvolve soluções e serviços para os mercados de embalagens e de transportes, conferindo mais leveza, durabilidade e uma vida melhor

Acesse: www.cba.com.br.