A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes realiza, nesta quinta-feira (13), um mutirão que irá ofertar 95 vagas para jovens aprendizes na iniciativa privada. Foram selecionados 200 candidatos com idades entre 14 e 24 anos incompletos cadastrados no banco de dados da Agência do Trabalhador. Todos participarão de processo seletivo, que contará com a presença de representantes de empresas de diversos segmentos instaladas no município. A ação faz parte do programa Jaboatão Aprendiz, iniciativa pioneira no estado que visa estimular e facilitar o acesso ao primeiro emprego. As entrevistas acontecerão na sede da Agência do Trabalhador de Jaboatão Centro, das 8h às 16h.

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentabilidade, Sidnei Aires, o programa foi criado com o objetivo de estimular o cumprimento da Lei da Aprendizagem no âmbito municipal. “Nosso intuito é oportunizar aos jovens e adolescentes a experiência profissional do primeiro emprego. As empresas que cumprirem com a cota determinada por lei serão certificadas pela prefeitura como forma de reconhecimento e estímulo a outras empresas da região”, explicou.

O pontapé inicial foi dado pela própria prefeitura, e como exemplo aos demais municípios, em sua primeira etapa do programa, contratou 20 jovens em situação de vulnerabilidade e risco social, assumindo protagonismo na esfera pública e estimulando que demais órgãos governamentais se sensibilizem e participem ativamente na formação de jovens. Interessados em participar da próxima etapa, que acontecerá em fevereiro de 2019, devem acessar o site www.trabalho.jaboatao.gov.br, para conhecimento dos critérios exigidos, documentação e orientações necessárias à inscrição.