Equipamento, inaugurado pelo Prefeito João Campos nesta quinta-feira (09), é o terceiro beneficiado pelo projeto, que dá cara nova aos campos de várzea da cidade. Com 105×68 metros, esta é a maior requalificação da iniciativa até então
Mais um local do Recife está com gramado novinho para os amantes do futebol de várzea da capital pernambucana. O campo da Campina do Barreto, na zona norte, foi inaugurado pelo Prefeito João Campos, na noite desta quarta-feira (09), dentro do programa Gramadão e ganhou grama sintética e total revitalização do espaço. O evento contou com o jogo do Recife Bom de Bola 2023, que teve o pontapé inicial dado pelo próprio prefeito. Vale destacar que, até então, este é o maior da iniciativa, com medidas oficiais: 105×68 metros. O projeto faz parte do Plano Estratégico para o Recife 2021-2024, Rota do Futuro. O primeiro equipamento foi entregue na Vila Aliança, no Ipsep. O segundo foi o Campo do Jardim de Alá, na Imbiribeira.
“Hoje é um dia histórico para a cidade do Recife. Quem conhece nossa cidade e quem anda no Recife sabe que a gente tem uma tradição muito grande de valorizar os esportes e o futebol. Poucas cidades no Brasil tem tantos campos de várzea preservados como o Recife tem. E, assim que a gente assumiu a gestão da Prefeitura, pegamos referências do que era feito Brasil afora e a gente conseguiu construir o programa Gramadão, que faz uma reestruturação nos principais campos da cidade pra que a gente possa valorizar o esporte. E estamos entregando um equipamento público de qualidade, pra todo mundo. Aqui o futebol vai ser jogado e qualquer criança, qualquer jovem, qualquer pessoa vai poder vir e não vai precisar ter que fazer uma cotinha pra alugar um society, porque aqui é de graça e é do povo e é da nossa cidade. E com a mesma qualidade que temos no privado. E a gente também quer contar com vocês para cuidar desse patrimônio que é da cidade do Recife”, declarou o prefeito João Campos.
Para deixar tudo mais alegre e colorido, a Secretaria Executiva de Inovação Urbana levou 115m² lineares de arte urbana ao muro do novo campo da Campina do Barreto. Os painéis foram criados pelos artistas Almir Pedro, Héber Oliveira e Luciano Ferreira, inspirados na temática esportiva e na seleção brasileira de futebol feminino, celebrando o poder transformador da arte e do esporte. Além disso, a secretaria promoveu a pintura de brincadeiras lúdicas para a primeira infância no piso da calçada e adicionou um colorido especial nas arquibancadas. “Essas ações têm o objetivo de embelezar o espaço público, incentivar a prática esportiva e proporcionar momentos de lazer e diversão para toda a comunidade”, acrescenta Flaviana Gomes, Secretária Executiva de Inovação Urbana
Luciano Santiago é o fundador do projeto esportivo Futebol e Recreação Santiago e destacou o impacto positivo que a requalificação do gramado terá no futuro dos jovens. “Criei o projeto há 13 anos aqui na Campina do Barreto com o objetivo de lidar com as crianças e adolescentes da comunidade. Nós vamos além do futebol, trabalhamos para transformar o cidadão e mantê-lo longe das drogas e da criminalidade, que é a nossa maior dificuldade. Antes o campo era baseado em lama, principalmente quando chovia, já que não tinha para onde a água escorrer, mas agora tudo mudou. Inclusive vai nos ajudar a revelar novos talentos para mostrarmos cada vez mais que a Várzea tem sim como transformar jogadores profissionais”, disse ele.
A Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) também realizou serviços de recuperação da arquibancada, dos brinquedos de alvenaria, do alambrado com recuo para o banco de reservas e melhoria geral na praça, com restauração de trechos dos passeios públicos. O investimento nos serviços foi de aproximadamente R$ 165 mil.
“O tamanho do que fizemos aqui na Campina do Barreto acaba representando bem o espírito do que é o Gramadão. Temos aqui, agora, um espaço de primeiro mundo, com grama sintética da melhor qualidade, em medidas oficiais, gratuito para toda a população recifense”, destacou Rodrigo Coutinho, secretário de Esportes. “Continuaremos percorrendo todas as regiões da nossa cidade para fomentar a prática do esporte, e com qualidade, dando a oportunidade que todos possam acessar bons equipamentos, e de graça”, complementou.
CAMPO NO BRILHO – A Prefeitura do Recife lançou o projeto com o objetivo de prover uma iluminação de qualidade em tecnologia LED para a prática de esportes, em especial no futebol de várzea. Assim, contribui significativamente para o desenvolvimento da cidadania, fomento à atividade física e ocupação das áreas de lazer na cidade do Recife. Até agora, já foram beneficiados 104 campos de futebol de várzea. A iniciativa também será responsável por uma redução do consumo energético da ordem de 5,26 GWh/ano, o que proporcionará uma economia de R$ 2,3 milhões com os custos de energia elétrica anualmente. O campo do Jordim de Alá foi um dos contemplados com a iniciativa.
ARENA 1×1 – Os entusiastas do futebol um contra um ganharam um espaço totalmente novo para a prática, no Ibura, na antiga praça do Lixão. Agora um local totalmente revitalizado, o primeiro campo society 1×1 público do Recife mede 18,90m x 12,60m. A modalidade, historicamente popular nas ruas brasileiras, prioriza a habilidade individual do atleta. A composição envolve um goleiro e um jogador de linha em cada equipe. Embora exija desenvoltura física dos praticantes, que precisam defender e atacar em curtos espaços, pessoas de quaisquer idades podem participar. O projeto foi desenvolvido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Esportes.