Iniciativa visa promover a conscientização social e ambiental de estudantes da rede municipal de ensino de Itapissuma

A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) realiza, nesta quarta-feira, 13 de dezembro, a última etapa do ano do Programa de Educação Ambiental (PEA), em sua unidade localizada em Itapissuma (PE). Para marcar o encerramento das atividades, será realizada uma gincana de conscientização ambiental, com foco no descarte de resíduos e preservação do manguezal. A atividade envolve cerca de 30 estudantes de duas escolas da rede municipal de ensino de Itapissuma: a Escola João Bento de Paiva e a Escola Francelina Rogaciano da Silva.

A atividade será dividida em duas fases: primeiro, os alunos participarão de uma gincana de perguntas e respostas, envolvendo temas como sustentabilidade, reciclagem, alumínio de baixo carbono, entre outros.Na sequência, será realizado um “Concurso de Paródias”, no qual os estudantes irão interpretar músicas com reflexões sobre a preservação da biodiversidade e do manguezal na região.

“A CBA reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das comunidades em que está inserida. A preservação do meio ambiente é um pilar essencial de nossa abordagem, enraizado em nosso DNA corporativo. Essa é mais uma importante etapa no processo de conscientização da nossa comunidade em relação à preservação do meio ambiente. A ideia é que essa gincana auxilie os estudantes a ampliarem o olhar para a importância do cuidado com o meio ambiente, aprendendo de forma divertida e lúdica”, explica Fábio Borchardt, gerente geral de operações da Unidade Itapissuma da CBA.

Ao final do evento, os alunos serão premiados e receberão brindes sustentáveis.Além disso, será realizado um plantio de mudas de árvore Pau-Brasil dentro da fábrica da CBA, reforçando o compromisso da empresa em reflorestar e manter a biodiversidade local.

O PEA

O PEA tem como objetivo é fortalecer as parcerias com as comunidades das áreas de influência direta da CBA, através de ações de mobilização e sensibilização ambiental.O programa já é realizado em outras unidades da Empresa e foi implantado na fábrica de Itapissuma neste ano.

A iniciativa busca realizar ações tanto para o público interno, quanto para o externo. Para os profissionais da empresa, o objetivo é fortalecer as ações de educação ambiental com o apoio e a participação efetiva das lideranças, bem como envolver os familiares nos projetos. Já para o público externo, a proposta é realizar ações de conscientização com as comunidades locais, além de estabelecer parcerias de trabalho com órgãos públicos e privados que visem fomentar a educação ambiental da região.

Sobre a CBA

Desde 1955, a CBA – Companhia Brasileira de Alumínio – atua de forma integrada, da mineração ao produto final, incluindo a etapa de reciclagem. Com capacidade de gerar 100% da energia consumida através de fontes renováveis, a CBA fornece soluções sustentáveis para os mercados de embalagens, transportes, automotivo, construção civil, energia e bens de consumo, além de ser líder em reciclagem de sucata industrial de alumínio.

Com a abertura de capital em 2021 (CBAV3), foi a primeira Companhia no segmento a ter ações negociadas na B3. Com receita líquida de R$ 8,8 bilhões em 2022 e R$ 1,6 bilhão de EBITDA ajustado no período, a CBA tem o compromisso de garantir a oferta de alumínio de baixo carbono em parceira com os stakeholders, desenvolvendo as comunidades em que está inserida e promovendo a conservação da biodiversidade.

Quer saber mais? Acesse www.ri.cba.com.br