“O Futuro do Trabalho”, promovido pela Junior Achievement Pernambuco, terá nova aplicação nos próximos dias 13 e 14, no Erem José Vilela, em Casa Forte (Recife, PE)

A Junior Achievement Pernambuco, instituição sem fins lucrativos que atua na educação empreendedora de jovens ainda na escola, em parceria com o Plaza Shopping, promove nos próximos dias 13 e 14, mais uma aplicação do programa “O Futuro do Trabalho”. O novo projeto vai beneficiar estudantes do ensino médio da Escola de Referência em Ensino Médio José Vilela, localizada no bairro de Casa Forte, na capital pernambucana.

O objetivo é trazer para os estudantes uma reflexão sobre a nova economia e o impacto da inovação tecnológica na vida e comportamento das pessoas. “Os jovens são influenciados a refletirem sobre suas carreiras, profissões que estarão em alta no futuro, e na área STEM, que engloba ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Então, é bem importante porque está diretamente ligado as opções de carreira para estes jovens e o poder de interferir nas suas escolhas ou influenciá-los positivamente”, explica a gestora de projetos da Junior Achievement Pernambuco, Olga Lucena.

As transformações na economia e na tecnologia afetam diretamente os jovens no mercado de trabalho. “A tecnologia auxilia nas rotinas do nosso cotidiano e otimiza o tempo, facilitando muitas atividades pessoais e profissionais.  Negócios baseados na nova economia e o avanço causado por novas tecnologias impactam diretamente nas profissões existentes no mercado de trabalho, muitas irão desaparecer, ao passo que outras irão surgir, pensando nisso é importante que o jovem esteja preparado para assumir novos desafios”, afirma Olga.

Para aplicação do programa, a instituição conta com a ajuda de voluntários, que passam por treinamento exclusivo. Eles irão ajudar os aprendizes a conhecer e desenvolver habilidades comportamentais imprescindíveis para ter acesso e permanecer no mercado de trabalho, promovendo o exercício do planejamento voltado para a necessidade do mercado e as profissões de alta demanda.

Entre os conteúdos ministrados, os alunos aprendem sobre a quarta revolução industrial, conhecimento sobre softs skills, que inclui habilidades interpessoais e comportamentais, como se portar em uma entrevista, conduta ética, nova economia, o que as empresas buscam e quais as suas prioridades. Eles participam também de atividades práticas sobre os assuntos estudados.

A duração do programa é de 5 horas/aula e os estudantes e voluntários recebem certificado da Junior Achievement Pernambuco. Gestores e professores que desejam ter o projeto em sua escola, podem entrar em contato através do e-mail[email protected] ou pelo telefone (81) 3421.2277. A Junior Achievement de Pernambuco fica na Rua do Riachuelo, nº 105, sala 901, Boa Vista, Recife (PE).

SOBRE A JUNIOR ACHIEVEMENT

Completando 100 anos neste 2019, a Junior Achievement é uma associação educativa, sem fins lucrativos, criada nos Estados Unidos. O objetivo é levar o empreendedorismo aos jovens, ainda na escola. Atualmente, o trabalho da associação estende-se a mais de 120 países. Recentemente, foi eleita a sétima melhor ONG do mundo, segundo ranking do NSO Advisor. No Brasil, a Junior Achievement atua, desde 1983, nos 27 Estados, através da parceria com a iniciativa privada. Os projetos da Associação já beneficiaram 3 milhões de crianças e jovens brasileiros. Em Pernambuco, atua desde 2003.

O objetivo é oferecer educação econômica-prática e experiências no sistema de livre iniciativa, através da parceria entre escolas públicas de ensino fundamental e médio e voluntários da classe empresarial que dedicam parte de seu tempo ensinando e compartilhando suas experiências com os alunos. Através de metodologia própria, a organização pretende que os jovens despertem o espírito empreendedor e obtenham uma visão clara do mundo dos negócios, facilitando, assim, o acesso ao mercado de trabalho e estimulando seu desenvolvimento pessoal.