Comandado pelo cozinheiro Felipe Rameh, o programa apresenta os personagens e histórias por trás da produção de alimentos artesanais típicos da culinária mineira.  

A partir deste domingo (11/08), o GNT passa a exibir em sua grade o programa “Coisas Daqui”,apresentado pelo cozinheiro Felipe Rameh. Com produção da Camisa Listrada BH, direção de João Flores e roteiro de Ana Abreu, os episódios apresentam os bastidores, segredos, histórias e os personagens por trás da produção de diversos alimentos típicos da culinária mineira, que também fazem parte da cultura alimentar de todo o Brasil.

Cada episódio da série aborda o universo de um alimento específico, apresentando as curiosidades, costumes e tradições que envolvem sua produção de forma artesanal. A série tem como foco não apenas os sabores tão características de Minas Gerais, como goiabada, queijo Canastra, jabuticaba, fubá, verduras, quitandas, linguiça e quiabo, mas também os moradores locais envolvidos no ofício de produção dessas iguarias típicas, suas histórias de vida e costumes familiares.

“A ideia da série veio do desejo de fazer uma homenagem, ou até mesmo de prestar reverência à comida mineira, que é uma das mais deliciosas e importantes do Brasil, e também às pessoas por trás da produção dessas comidas e suas histórias. Um produto como esse, de caráter documental, nasce com a preocupação de retratar não apenas as pessoas envolvidas na produção dos alimentos, como também as heranças e ancestralidades que fazem parte desses processos. Estou muito feliz que agora este trabalho estará disponível para todo o país por meio do GNT!”, destaca a roteirista Ana Abreu, que apesar de carioca, foi quem deu a ideia para a produtora Júlia Nogueira fazer a série sobre comida mineira.

É importante ressaltar que, apesar de destacar o trabalho de importantes agentes ligados ao universo da gastronomia, “Coisas Daqui” não se trata de um programa de receitas, embora elas estejam presentes em cada episódio, mas sim de histórias que envolvem cada um dos temas apresentados a cada episódio.

“Ser o diretor e montador do “Coisas Daqui” me deixa com uma sensação forte quando ajudo a contar histórias das Minas, das Gerais, das Pias, Iaras, Rodrigos, Brunas, Lilias, Beths, Josés e muitos outros mineiros e mineiras que conhecem sua terra, origens, ingredientes e comidas. Um prazer viajar pelo estado e agora pode mostrar essas experiências para todo o Brasil.”, reforça o diretor João Flores.

“Coisas Daqui” marca o retorno de Felipe Rameh ao GNT. Há 20 anos, ele chegou a fazer duas temporadas do programa “Mesa para Dois”, com Alex Atala, com quem trabalhava na época.  “Poder voltar ao canal, agora com este programa, que apresenta um pouco da visão sobre tudo que acredito, é muito gratificante”, destaca Felipe Rameh. O chef de cozinha Felipe Rameh, nasceu em Muriaé e possui uma trajetória bastante consolidada na gastronomia, com atuação em restaurantes conceituados no Brasil e no exterior. Apaixonado pela pesquisa e pelo universo da produção artesanal, ele vem se dedicando cada vez na produção de conteúdo como forma de alertar para a importância de valorizar a boa alimentação e também o pequeno produtor.

“O Coisas Daqui é um trabalho que é fruto do amadurecimento da minha rotina e das práticas que venho adotando ao longo da vida. Sempre acreditei numa cozinha que enxerga as pessoas além dos ingredientes e das técnicas. Valorizar os sabores da terra e o saber são características primordiais para a compreensão da nossa cultura. O programa é uma mistura de tudo isso. Ele possibilita um passeio por toda essa biodiversidade mineira, incluindo as paisagens, os personagens, as histórias, os sabores e a riqueza desse estado, que é um retrato muito fiel do que é Brasil com toda a sua diversidade.”, define Felipe Rameh.

Durante as expedições, a equipe do “Coisas Daqui” percorreu algumas regiões de Minas Gerais em busca das histórias e pessoas que se dedicam ao ofício da produção de forma exclusivamente artesanal. Desta forma, o apresentador acompanha o processo de preparo dos alimentos em diversas cidades do estado, conversa com produtores locais, seus parentes, vizinhos e funcionários, e experimenta os produtos, guiando o espectador por uma viagem de sabores e pelo panorama da produção artesanal mineira. Além disso, o chef e seus convidados ainda preparam pratos utilizando as iguarias apresentadas em cada edição. Todas as receitas apresentadas ficam disponíveis no site: www.receitas.com

“É importante observar que a importância da gastronomia mineira para o mundo. Mesmo com o passar do tempo, Minas Gerais conseguiu preservar essa ligação muito forte com a terra e com as tradições, possibilitando o surgimento de uma gastronomia muito diversa, incluindo a cozinha de quintal, a cozinha tropeira, além de influências e um legado das cozinhas portuguesa, indígena e africana”, finaliza.

Sinopse dos primeiros episódios:

11/08 – Episódio 1 – GOIABADA (SÃO BARTOLOMEU)

Neste episódio, Felipe Rameh  visita a casa de Pia Chaves, ouve suas histórias e conhece a técnica de preparo da goiabada. Felipe se depara com tachos enormes de cobre com massa de goiabada, que são fervidos numa fornalha de lenha por mais de três horas e necessitam de uma pessoa que fique mexendo a mistura sem parar. Essa cena é comum não apenas na casa de Pia Chaves, mas também em várias casas do minúsculo distrito de Ouro Preto chamado São Bartolomeu. A goiabada fabricada lá virou Patrimônio Imaterial de Ouro Preto, atrai turistas e movimenta a economia da cidade, principalmente em época de feiras e festivais, como a Festa da Goiaba. Além de passear pelas ruas de São Bartolomeu e pelo goiabal da Pia, Felipe faz uma receita deliciosa de Goiabada Frita com sorvete de queijo.

18/08 Episódio 2 – QUEIJO CANASTRA (SÃO ROQUE DE MINAS / SERRA DA CANASTRA)

Há mais de 200 anos, a tradição portuguesa de produzir queijos chegou à região da Serra da Canastra, no oeste de Minas Gerais. De forma artesanal, as famílias de lá foram aperfeiçoando e abrasileirando a produção de queijo, que encontrou no território condições particulares responsáveis pelo surgimento de um produto de sabor único: o Queijo Canastra. Neste episódio, Felipe Rameh vai conhecer a fabricação da família da Bruna, que fica em São Roque de Minas, um dos municípios da região que se aproveitando do clima, da altitude, dos pastos nativos e das águas da serra para dar ao queijo um sabor único: forte, picante, denso e encorpado. Além das condições geográficas e biológicas específicas da Serra da Canastra, há um aspecto fundamental para a produção do delicioso queijo, tombado desde 2008 como patrimônio cultural imaterial: o amor das pessoas envolvidas no processo. Felipe vai acompanhar a rotina da família da Bruna e todo o processo de produção do queijo. Na cozinha da Fazenda, ele mostra como pode ser simples e delicioso consumir um queijo tradicional tipicamente mineiro, numa receita de Purê de Batata.

25/08 – Episódio 3 – JABUTICABA (SABARÁ)

A Jabuticaba não pode faltar na cozinha comandada por dona Iara, responsável pelas receitas do Restaurante Alambique & Armazém Jotapê. Em suas mãos, o “Ouro Negro de Sabará” vira receitas incríveis e premiadas. Neste episódio, Felipe Rameh visita Dona Iara, seu restaurante e conhece seus parentes, todos dedicados ao empreendimento familiar que valoriza a gastronomia mineira, emprega pessoas da região, tem por princípio o aproveitamento total do alimento e ainda recicla latinhas, transformando-as em itens de artesanato para venda. A jabuticaba movimenta tanto a economia da região que existe até uma lei que incentiva moradores a plantarem e a conservarem jabuticabeiras em seu território.  E não são poucas as receitas desenvolvidas à base da fruta: sorvetes, geleias, licores, cachaça, rocamboles, e vários tipos de doces feitos da polpa ou da casca da jabuticaba. No restaurante da Iara, Felipe vai preparar uma receita deliciosa de torta de queijo com vários dos produtos feitos com o Ouro Negro de Sabará”.

01/09 – Episódio 4 – FUBÁ DE MOINHO D’ÁGUA (Itabirito)

Na propriedade do Rodrigo, localizada na cidade de Itabirito, se produz fubá no moinho d’água. Esse tipo de moinho usa da energia cinética da água para mover uma estrutura de madeira conectada a uma pedra pesada, que mói o milho transformando-o em fubá. Depoi de conhecer a fazenda do Rodrigo, o milharal e o processo ústico e artesanal de produção e armazenamento do fubá, neste episódio, Felipe Rameh vai conhecer também a Dona Conceição. Além de ser  uma cozinheira de mão cheia, ela também é uma grande conhecedora da produção de Pastel de Angu, que é uma iguaria da região. O resultado é um recheio inusitado e uma grande reunião em torno da típica mesa mineira, cheia de delícias.

08/09 – Episódio 5 – VERDURAS (Igarapé e São Joaquim de Bicas)

Felipe Rameh visita dois municípios vizinhos da capital mineira – Igarapé e São Joaquim de Bicas – que  se destacam pelas casas com quintais recheados de verduras, das mais conhecidas até as chamadas plantas não convencionais (PANCS). Para começar a falar em taioba, bertalha, beldroega, dentre várias outras, Felipe visita a Beth dos Licores, uma apaixonada por folhas e fruta, dona de um quintal todo produzido e cuidado por ela mesma. Acompanhado por Beth, Felipe vai à casa da Mestra Lilia, para conhecer sua plantação de Xuxu, onde várias verduras crescem debaixo das parreiras. Na cozinha, os dois transformam a beldroega num “torresmo vegetal” e preparam várias outras verduras para serem comidas na mesa coletiva no quintal.

Sobre Felipe Rameh

Em 20 anos de carreira, Felipe Rameh foi um dos responsáveis pela cozinha do D.O.M (SP), de Alex Atala; participou de um dos primeiros programas de culinária do GNT, o Mesa para Dois; trabalhou no Mugaritz (Espanha), no Le Chalet de La Forêt (Bélgica) e no Canteen (Londres); se apresentou nas principais feiras de gastronomia do mundo; cozinhou em lugares como Beirute (a convite da embaixada brasileira) e Paris (em três dos hotéis cinco estrelas mais icônicos da cidade); foi sócio de três restaurantes; foi embaixador da Nespresso, lançando o primeiro café 100% brasileiro da marca; foi convidado para fazer parcerias e trabalhar em eventos de grandes marcas como Le Creuset e Land Rover e, recentemente, lançou o livro, “Inventário particular – Uma coleção de histórias, sabores e amores.”. Nos últimos anos vem se dedicando ainda mais à pesquisa e na produção de conteúdo na área de gastronomia.

Ficha Técnica

Produção Executiva: Júlia Nogueira

Apresentação: Felipe Rameh

Direção: João Flores

Roteiro: Ana Abreu

Direção de Fotografia: Alexandre Baxter

Produção de Set: Mariana Freitas e Lizandra Grabrich

Produção de Personagens e Alimentos: Patty Durães

Assistência de Roteiro: Luisa Prochnik

Assistência de Cozinha: Raquel Avelar

Operação de Câmera e Drone: Túlio Cipó e João Alkmim

Assistência de Câmera e Logger: Daniel Brandão, Burrai e Ciro Thielmann

Elétrica: José Nevese Otinho Leroy

Som Direto: Osvaldo Ferreira e Fabinho Ferreira

Motoristas: Tom Guimarães, Vander Tucano e Xim e Gu Auto Locadora

Montagem: João Flores

Coordenação de pós-produção: Bárbara Caserio e Marcela Rincon

Colorização e Animação de Motion Graphics: Paulo Assumpção

Designer: Hudson Girundi

Música Original: André Baptista

Sound Design e Finalização de Áudio: Bruno Retes

Produção Musical: Titi Walter (Aeromúsica)

Assessoria jurídica: Rafael Neumayr, Stéfano Falcão e Marina Florentino (Drummond & Neumayr Advogados)

Prestação de contas: Cris Lima e Cristiane Gazzinelli (Clac Cultura)

Produção:

“Coisas Daqui”, com Felipe Rameh, estreia no GNT

Produção: Camisa Listrada BH

Direção: João Flores

As exibições ocorrem aos domingos, sempre às 19h30, com reprises às segundas às 03h15 e 13h15; e sábados às 13h.