Artistas estão entre as principais atrações do evento, que se junta à ampla programação religiosa no município

A tradicional Festa de Reis em Gravatá vai ser embalada este ano por nomes consagrados da música pernambucana e nacional. Neste fim de semana, sobem ao palco do Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar artistas como Priscila Senna e Cavaleiros do Forró, entre outros destaques da cena local. As apresentações na arena dos grandes acontecimentos da cidade começam sempre às 21h e o acesso é livre. O espaço conta com área garantida de acessibilidade, reservada para pessoas com deficiência

No dia 13, sábado, uma das principais atrações da noite é a cantora Priscila Senna, que praticamente abre a sua temporada de shows deste ano na Suíça Pernambucana. Auto denominada “cantante de histórias”, a eterna musa da sofrência deve cantar grandes sucessos da carreira e em especial os destaques do DVD Bar da Priscila Senna, gravado em setembro passado no Sítio Histórico de Igarassu. Nesse dia também se apresentam a banda Labaredas, que já soma mais de 40 anos de brega ‘raiz’, e o cantor limoeirense Moura Rossi, um dos grandes covers do rei Reginaldo Rossi.

No domingo 14, é a vez da banda potiguar Cavaleiros do Forró levar uma multidão para o Pátio de Eventos na Festa de Reis de Gravatá. Para agitar o público, os lançamentos recentes e os eternos hits acumulados em mais de duas décadas da estrada. Completam a programação os shows do forrozeiro Lipe Lucena, nome em ascensão no mercado e já sucesso nas plataformas digitais musicais, e a veterana cantora forrozeira Faby Mel.

Foto: Divulgação

Já a programação religiosa da Festa de Reis de Gravatá é organizada pela Diocese de Caruaru por meio da Paróquia de Sant’Ana – este ano, com o tema Ajoelharam-se diante d’Ele e o adoraram. As celebrações incluem desde Recitação do Santo Terço, Adoração e Bênção do Santíssimo Sacramento, apresentações de corais, repiques de sino e quermesse até procissões, shows religiosos e Missa Campal na Praça da Matriz, na área central do município. O turismo pautado nos eventos religiosos ganha fôlego em janeiro também com a celebração da Festa de São Sebastião em três localidades gravataenses: no Bairro da Boa Vista (de 18 a 21), no distrito de Avencas (dia 20) e no distrito de Uruçu-Mirim (dias 27 e 28).

O prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, falou sobre a importância de a gestão promover um calendário permanente de eventos no município, inclusive os de perfil religioso. “O ano de 2023 foi de valorização do turismo e da cultura local como importantes motores da nossa economia. Gravatá fez um grande São João e lançou novas iniciativas, como o Tardes no Polo, que é um sucesso. Neste ano, estamos indo além, apoiando os festejos religiosos tradicionais da cidade, resgatando o Baile Municipal, investindo na Semana Santa, que ganhará também grandes atrações musicais, e fazendo um São João ainda melhor. Gravatá vem num crescente positivo em setores importantes e nosso desejo é impulsionar ainda mais os eventos no município”, destacou.

A Prefeitura de Gravatá adotou uma série de ações e parcerias para assegurar a melhor infraestrutura para moradores, turistas e visitantes durante a Festa de Reis. A mobilização envolve órgãos e secretarias municipais estratégicas e instituições como Polícia Militar, Neoenergia Pernambuco, Compesa e Corpo de Bombeiros. Condutores também devem estar atentos às intervenções no tráfego nas imediações e acessos dos espaços dos eventos.

Semestre – De forma a facilitar o planejamento de todos os públicos, a gestão municipal anunciou já neste início do ano um calendário especial de atividades para o primeiro semestre de 2024. A programação busca movimentar a economia local e fortalecer o turismo como forma de gerar emprego e renda para a população, além de oferecer lazer de qualidade. Entre as novidades, uma programação especial de lazer e esportes para atrair turistas na temporada do sol.

O clima carnavalesco promete tomar conta da cidade a partir de 26 de janeiro, com a retomada do Baile Municipal de Gravatá, na sede da AABB. A animação será garantida com as apresentações da Orquestra do Maestro Adelson Silva, Bateria Cabulosa de Olinda, Silvana Salazar e do Maracatu Sol Brilhante. Toda a renda obtida com o evento será revertida para entidades que fazem trabalhos sociais. Gravatá ainda pretende esquentar os foliões com muito frevo e maracatu ao longo da semana pré-carnavalesca e nos dias de Momo, quando convidados especiais, agremiações locais e blocos desfilarão pela cidade.

“Gravatá tem, naturalmente, uma boa ocupação no período da folia. A cidade fica lotada pelos que buscam um Carnaval mais tranquilo, em família e com segurança. Vamos incrementar um pouco mais neste ano, retomando o Baile Municipal e apoiando os blocos e agremiações locais. Uma das novidades é que vamos esticar a festa até 24 de fevereiro, celebrando os mascarados, os antigos carnavais no Tardes no Polo”, explica o secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer de Gravatá, Marllon Lima.

E por falar no Tardes no Polo, a iniciativa inovadora de turismo e lazer lançada pela Prefeitura de Gravatá em 2023 se consolida como evento mensal de fomento ao turismo e ao lazer na região. Ainda neste primeiro semestre serão promovidas quatro edições, uma delas destacando a tradição das serestas.

O pontapé para a Semana Santa, um dos períodos mais importantes para a economia e o turismo de Gravatá, também será dado com uma edição do Tardes no Polo, no dia 23 de março. Entre os atrativos para o público estão exposição fotográfica, música e gastronomia, oferecendo mais um sábado inesquecível neste ponto de visita obrigatória da cidade, que é a Rua Duarte Coelho.

Até o Domingo de Páscoa, 31 de março, será oferecida uma intensa programação religiosa e cultural na área, com uma nova temporada do espetáculo da Paixão de Cristo e shows com grandes atrações musicais, confirmando Gravatá como um dos principais destinos do Estado no período.

O semestre vai ser encerrado com uma edição que promete ser histórica do São João de Gravatá – O Arraial da Felicidade. Apostando na diversidade de polos na zona rural e no centro da cidade, a Suíça Brasileira prepara, a partir de 25 de maio, uma programação recheada de shows, festival de quadrilhas, arrastão junino, vila cenográfica, apresentações no Mercado Cultural, exposição no Museu Vagão e mais uma série de atividades, que vão consagrar Gravatá como uma das maiores festas juninas de Pernambuco.

Mais informações sobre as programações no município estão disponíveis no site gravata.pe.gov.br.

CALENDÁRIO DE EVENTOS DE GRAVATÁ

Janeiro
13 e 14 – Festa de Reis no Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar e na Praça da Matriz. Programação religiosa, quermesse, parque de diversões, procissão e shows musicais. Atrações: Moura Rossi, Banda Labaredas e Priscila Senna (13); Faby Mel, Lipe Lucena e Cavaleiros do Forró (14)
18 a 21 – Festa de São Sebastião no Bairro da Boa Vista.
20 – Festa de São Sebastião no Distrito de Avencas
26 – Baile Municipal de Gravatá, na sede da AABB, com Orquestra do Maestro Adelson Silva, Bateria Cabulosa de Olinda, Silvana Salazar e do Maracatu Sol Brilhante
27 e 28 – Festa de São Sebastião no Distrito de Uruçu-Mirim

Fevereiro
02 – Carnaval dos Idosos na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social
04 a 10 – Semana Pré-Carnavalesca de Gravatá
11 a 13 – Carnaval: desfiles de blocos e agremiações
24 – Tardes no Polo. Tema: Antigos carnavais
27 – Festa de São Severino no distrito de São Severino

Março
23 – Tardes no Polo. Tema: Abertura da Semana Santa
28 a 30 – Teatro Nossa Paixão no Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar
29 e 30 – Semana Santa: shows com grandes atrações

Abril
27 – Tardes no Polo – Tema: Seresta
28 – Celebrações pelo centenário do distrito de Mandacaru

Maio/Junho
25/5 – Tardes no Polo. Tema: Abertura do São João de Gravatá.
27 a 31/5 – São João da Gente – arraial itinerante em bairros da cidade
1º a 29/6 – São João de Gravatá – Arraial da Felicidade. Vários polos espalhados pelo município