Ação de divulgação da festa que abre o calendário de grandes eventos foi promovida pelo Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Turismo e Lazer e da Empetur. Segunda-feira, mais duas embarcações chegam à capital
Recife, 19 de janeiro de 2019 – Foi com muito Carnaval que o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer e da Empetur, recepcionou os turistas que desembarcaram no primeiro navio a chegar no Porto do Recife em 2019, o Crystal Symphony, operado pela Crystal Cruises. A embarcação atracou neste sábado (19), às 7h, trazendo 1.431 pessoas, entre passageiros e tripulantes. Nesta segunda-feira (21), mais dois cruzeiros aportam na capital pernambucana e também serão recebidos com festa: o Costa Luminosa e o Marco Polo. Eles são aguardados às 8h.
A prévia carnavalesca começou logo na descida do ônibus que trouxe os visitantes direto do desembarque do navio ao terminal de passageiros. Maracatu com direito a rei e rainha receberam os turistas, que acenavam aos brincantes. Na subida do terminal, mais folia, com personagens do Carnaval pernambucano: caiporas, caretas, passista e caboclo de lança convidavam os que chegaram a tirar fotos nos painéis montados no hall. Fernando de Noronha, Recife, Olinda e Petrolândia (com suas praias fluviais) eram os destinos retratados.
O salão do terminal mereceu atenção especial para a ação. Ele foi ambientado com fitilhos e símbolos da folia de Momo, a exemplo da sombrinha de frevo. Um lounge decorado com móveis rústicos (pufes em sisal e mesinhas em madeira) oferecia totens para carregamento de celulares.
Além deste receptivo em clima de prévia carnavalesca, os passageiros e tripulantes dos navios contaram com os serviços do Centro de Atendimento ao turista (CAT). O posto funcionou enquanto os navios estiveve ancorado, com atendimento em português, inglês e espanhol, realizado por atendentes qualificados da Empetur e da Prefeitura do Recife. O atendimento no CAT é gratuito.
“O Governo do Estado preparou essa recepção aos turistas, recebendo-os com algumas das expressões do nosso Carnaval, fazendo jus à hospitalidade do nosso povo e numa demonstração do apreço e do carinho que temos aos turistas. Isso é algo positivo e a gente precisa incentivar para que eles voltem aqui, para que conheçam Pernambuco, conheçam mais do Recife, do nosso litoral e do nosso interior. É um dia de felicidade, que marca a abertura da vinda dos turistas em 2019. Na segunda-feira, receberemos mais dois navios, e assim será durante toda a temporada. Bom pra Pernambuco, bom pro nosso povo, que é privilegiado em receber os turistas, gerando emprego e renda para a população”, declarou o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes, presente ao evento.
A Temporada de Cruzeiros é responsável por garantir um incremento importante para a alta temporada do turismo em Pernambuco. E a avaliação positiva dos turistas em relação ao Estado reforça a importância das ações voltadas para o público de origem marítima. A mais recente pesquisa da Empetur, realizada nos meses de novembro e dezembro de 2018 (primeiros navios da temporada), revela que o gasto médio dos turistas que desembarcaram foi de R$ 238,15 (com tempo em terra médio de 4,5 horas). Com relação aos atrativos pernambucanos classificados como “Bom e Ótimo” pelos visitantes entrevistados destacam-se a hospitalidade do povo (97,7%), o patrimônio histórico/cultural (84,2%), os atrativos naturais (90,8%) e às informações turísticas (96%).
“O terminal de passageiros de Recife foi concebido e construído com o propósito de recepcionar o turista, causando uma boa impressão e fazendo com que eles voltem ao Estado. Pernambuco inicia uma nova fase de governo com olhar focado no turismo e nada mais importante do que o crescimento e incremento dos cruzeiros marítimos. No momento, temos uma grande expectativa grande de interação com a Secretaria de Turismo do Estado, Secretaria de Defesa Social, Empetur, Secretaria de Turismo da Prefeitura do Recife, CIATUR, CTTU e a Guarda Municipal para receber o turista da melhor forma possível”, pontua o presidente do Porto do Recife, Carlos Vilar.