O prefeito de Olinda, professor Lupércio, recebeu o presidente da Compesa, Roberto Tavares, para discutir o início das obras que irão ampliar o abastecimento no município. A implantação de uma nova adutora aumentará a oferta de água para mais de 80 mil pessoas. A meta do projeto é passar a abastecer os bairros dos Bultrins, Monte, Guadalupe, Amparo, Barreira do Rosário, Bonsucesso, 7º R.O, Jardim Fragoso, Bairro Novo, Casa Caiada e Alto da Mina, sem rodízio. O encontro entre o gestor municipal e o dirigente da empresa estadual foi realizado, nesta quinta-feira (16.08), na sede da Prefeitura. A reunião contou também com a presença do assessor do Gabinete do prefeito, Evandro Avelar.
Lupércio tem acompanhado de perto os investimentos da Compesa na cidade, que giram em torno de R$ 10 milhões. Ela vai implantar a nova adutora a partir do Sistema Produtor Alto do Céu – que integra o complexo hídrico da Região Metropolitana do Recife – para incrementar o abastecimento desses 11 bairros de Olinda com uma vazão de 300 litros de água por segundo. As intervenções serão iniciadas na Rua Nigéria, no bairro de Peixinhos.
A cidade está sendo contemplada com outra obra importante – o Olinda+Água, que promove melhorias na rede de distribuição, com a substituição de tubulações e implantação de dispositivos que promovem o aumento do controle operacional do sistema, reduzindo as perdas e a ocorrência de vazamentos. “Planejamos com esse reforço de água por meio do Sistema Alto do Céu, complementar esses investimentos no abastecimento de água de Olinda, com o objetivo de oferecer um atendimento satisfatório para a população. O prefeito Lupércio tem sido parceiro e estamos nos comprometendo em fiscalizar em conjunto a reposição do calçamento para diminuir os transtornos à população”, explica Tavares.
“O presidente da Compesa tem sido muito sensível e vem procurando ampliar o abastecimento d’água na nossa cidade, oferecendo mais comodidade aos olindenses”, enfatizou o Professor Lupércio.
A obra prevê a construção de uma adutora com 7,4 quilômetros de extensão – e diâmetro de 600 a 400 milímetros – que vai derivar de outra adutora do Sistema Alto do Céu, no bairro de Peixinhos. De lá, a nova adutora seguirá até o Reservatório do Monte, no Sítio Histórico de Olinda, e terminará no Reservatório do Urubu, em Fragoso, transportando água para essas duas unidades – que hoje recebem água do Sistema Botafogo e de poços do Aquífero Beberibe. O projeto, que tem o prazo de execução de 18 meses, ainda vai implantar uma estação de bombeamento (estação elevatória).