Museu, situado no coração do Recife, funcionará excepcionalmente na segunda-feira, das 11h às 17h, com entrada grátis para crianças e acompanhantes
Depois de uma primeira semana de volta as atividades com sucesso e garantindo a segurança do público, o Cais do Sertão volta a operar nesta quinta-feira. E com novidades. A principal delas é que o museu abrirá na segunda-feira, 12 de Outubro, especialmente para receber a garotada no dia delas. E a notícia boa não para por aí: a garotada de até 12 anos e seu responsável têm entrada gratuita esta semana.
A medida foi tomada como forma de oferecer um atrativo de qualidade e com segurança para as crianças e seus pais no dia tão esperado para a garotada. Importante destacar que o Centro Cultural Cais do Sertão, equipamento gerido pela Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco e Empetur, segue todos os protocolos de segurança em prevenção ao contágio pela covid-19.
O funcionamento se dá com capacidade reduzida para 40% do público e apenas 50 pessoas por vez dentro do museu. Toda a área expositiva da casa ganhou sinalização específica, com lembretes sobre higienização das mãos e distanciamento social de 1,5 m. Equipamentos de som, que permitem ouvir aquele forrozinho, foram adaptados para permitir o uso de fone de ouvido próprio. Excepcionalmente, também está sendo permitida a entrada com bolsas de até 50 cm. O guarda-volumes permanece fechado.
Um lembrete importante é que, durante toda a visita, o público deve permanecer usando máscara. A medida, obrigatória para espaços públicos por decreto estadual, é ainda mais necessária por se tratar de um ambiente fechado. Funcionários utilizam ainda protetores faciais.
“O Cais do Sertão é um dos principais equipamentos do Recife e um dos mais importantes mantidos pelo Governo do Estado. Estamos muito felizes com a resposta do público na primeira semana da reabertura. Foram quase 800 pessoas visitando o museu, com toda a segurança, respeitando os protocolos, para preservar a saúde de todos. Fizemos este esforço de abrir a casa numa segunda-feira, dia em que os museus normalmente não funcionam, para dar esse presente aos pernambucanos e aos turistas que estão vindo para o feriadão”, destaca o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes.
Durante os seis meses de portas fechadas ao público devido à pandemia, o Cais fez muita falta. Assíria Dantas, estudante e moradora do Bairro do Recife, acompanhava as novidades sobre o museu por meio das redes sociais. “Costumava ir ao museu há um tempo, o acervo e as obras audiovisuais sempre me encantaram. Durante o isolamento, acompanhava as novidades pela internet. Agora, com todos os protocolos, me sinto segura em visitá-lo”, pontua a jovem, que fez questão de conferir o espaço no primeiro dia da reabertura.
Por enquanto, o Cais do Sertão funciona às quintas e sextas, das 10h às 16h, e aos sábados, domingos e feriados, das 11h às 17h. Nesta primeira fase, a visita está restrita ao térreo do centro cultural.
PROGRAMAÇÃO ONLINE
Com o foco na promoção da interlocução com gestores, instituições culturais, acadêmicos e artistas, o Cais do Sertão mantém programação online e interativa neste mês. Em especial à celebração do Dia das Crianças, 12 de outubro, as redes sociais do museu contarão com conteúdo exclusivo e acessível para todos os públicos. Na quinta (15), haverá contação de histórias para a meninada com o Centro de Criação Galpão das Artes. A atividade lúdica será transmitida ao vivo no IG @caisdosertao, às 15h. No Spotify, os pequenos podem se divertir com seleção especial do Imaginasom no canal do Cais na plataforma.
Para além da programação dedicada à criançada, os quadros Papo de Museu e Conexão Cais continuam a receber entidades e artistas, agora embalando as tardes de quarta-feira no Instagram do museu, e sempre às 15h. A programação conta com bate-papo com os integrantes do grupo musical Quinteto Violado e gestores dos museus de Seridó e Triunfo.
O perfil do Spotify continua a garimpar temas e inspirar os ouvintes com uma seleção especial de artistas locais e nacionais. A plataforma agrega material sobre o projeto experimental Salve Todas, com repertório das rappers pernambucanas, organizado pela jornalista Nathália Pereira, ao pop de Johnny Hooker. Ainda há espaço dedicado ao legado da Rainha do Baião, Carmélia Alves. Música para todos os gostos.
SERVIÇO:
Centro Cultural Cais do Sertão, Armazém 10, Av. Alfredo Lisboa, s/n – Recife, PE, 50030-150. Horários: quintas e sextas-feiras, 10h às 16h; sábados, domingos e feriados, 10h às 17h. Tel.: (81) 3182-8268
Cais online:
15/10 – Contação de histórias com Centro de Criação Galpão das Artes, no IG, às 15h;
21/10 – Papo de Museu com Museu de Seridó, às 15h, no Instagram do Cais do Sertão;
28/10 – Conexão Cais com Quinteto Violado, às 15h, no IG do Cais.