“O Açougueiro Online”, de Alexandre Guimarães, foi um dos destaques do evento, que celebrou a produção de teatro online
A profícua produção de teatro online do Brasil foi celebrada na na segunda edição do Prêmio WeDo! de e-Teatro, realizada no Mundo Circo, em São Paulo, na terça-feira (10). A cerimônia também foi transmitida simultaneamente nas plataformas digitais, e contou com apresentação e pocket show de Nany People. A noite teve entre seus ganhadores o pernambucano Alexandre Guimarães. Protagonista da obra “O Açougueiro Online: da Sequidão da Caatinga aos Mares da Web”, ele foi contemplado na categoria “Linguagem Audiovisual”.
Concebido a partir da peça “O Açougueiro”, que na versão presencial foi vista por mais de seis mil pessoas, a obra pernambucana foi uma das 13 produções apresentadas na mostra realizada pela WeDo! Entretenimento, entre os dias 03 e 08 de outubro, com patrocínio da Sabesp, via Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). Todas as sessões foram realizadas virtualmente, no e-Teatro WeDo! (eteatrowedo.com), primeiro primeiro teatro em realidade virtual e interativo da América Latina, a preço acessível.
Participaram trabalhos de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Santa Catarina, selecionados por uma comissão curatorial. Parte da receita arrecadada pela segunda edição do Prêmio WeDo! de e-Teatro será destinada para o Sertão Vivo Instituto Cultural, organização sem fins lucrativos localizada na Bahia.
Entre as novidades da plataforma este ano, esteve a possibilidade do público escolher um avatar e participar de uma experiência gameficada, com com mesas-talks, onde o público teve a possibilidade de se encontrar com amigos e conversar em salas de bate-papo ou mesmo conhecer novas pessoas.
Criado em 2021, em um momento de incertezas frente à crise do coronavírus, o e-Teatro WeDo! se consolidou como uma experiência exitosa e reconhecida pelo público: foram mais de 40 mil acessos e 15 mil espectadores distribuídos por 23 estados brasileiros e 13 países. A experiência de consumir obras de teatro digital, popularizada durante a pandemia, ampliou o alcance das produções, dialogou com novos públicos e estimulou pesquisas de linguagem.
O e-Teatro WeDo! integra a produtora cultural WeDo! Entretenimento, criada pela artista Carol Guimarães em parceria com Adriana Paulini Leão, Isabel Hani, Danilo Cruz e Vanessa Gasparini.
Confira os vencedores da segunda edição do Prêmio WeDo! de e-Teatro:
Espetáculo
Amadeo – Nelson Baskerville (SP)
Direção
Amadeo – Nelson Baskerville
Dramaturgia
Revolução na América do Sul – Wellington Junior + elenco (RJ)
Interpretação Principal
As Sete Vidas de Alva – Anja Bittencourt
Interpretação Coadjuvante
Revolução na América do Sul – Júnior Melo
Linguagem Audiovisual
O Açougueiro Online – Alexandre Guimarães Produções (PE)
Figurino
A Casatória da Defunta – Marcos Leonardo (RN)
Cenografia
Amores Flácidos – Marcela Rodrigues (RJ)
Iluminação
Constância – José Alcântara (RJ)
Maquiagem e Visagismo
O Amor de Van Gogh – Claudinei Hidalgo (SP)
Trilha Sonora
Histórias do Mundão – Ana Mendes, Daniel Arcades e Luciano Salvador Bahia (BA)
Espetáculo Júri Popular
A Borboleta Sem Asas
Produção Sustentável
Amores Flácidos (RJ)