O violoncelista italiano radicado no Brasil, Federico Puppi,  continua sua jornada musical com um single que nasce na água. “Lua em Peixes” é um convite imersivo em uma experiência musical que se abre para sensações. A música é uma composição do próprio Puppi que ganha vida com o piano e sintetizador de Rafael Langoni, acompanhados pela viola e violino de Pedro Mibieli. A faixa já está disponível para streaming e coroa um período prolífico para Puppi, que atualmente está em cartaz no Rio de Janeiro com a premiada peça “Ficções”, dividindo o palco com a atriz Vera Holtz em um espetáculo inspirado pelo livro “Sapiens”

Ouça “Lua em Peixes”: https://tratore.ffm.to/luaempeixes

A jornada musical de Puppi com “Lua em Peixes” começou há dois anos, em seu estúdio pessoal, sob a influência dessa fase da lua. A conexão cósmica parece ter deixado uma marca indelével na composição, conferindo a ela uma qualidade aquática e líquida que a torna verdadeiramente única.

Para dar vida a essa melodia celestial, Federico Puppi buscou um timbre íntimo e envolvente, diferente de seu trabalho ligado à música eletrônica. Além disso, convidou o Rafael Langoni para contribuir com sua maestria no piano e synths. A sensibilidade de Langoni trouxe à música um toque onírico, capturando a atmosfera melancólica e misteriosa que Puppi havia imaginado desde o início. O resultado é uma experiência musical que parece ecoar na sala de estar de cada ouvinte, como se fosse uma performance íntima.

Federico é formado em violoncelo pelo Conservatório de Aosta, na Itália. Sua carreira é marcada por três álbuns autorais notáveis: “O Canto da Madeira” (vencedor do Prêmio Catavento em 2016 como melhor disco instrumental do ano), “Marinheiro de Terra Firme”(2018), com a participação especial de Milton Nascimento, e “Crisalide” (2022).

Além de sua carreira solo, Federico Puppi também se destacou como co-produtor do álbum “Guelã” de Maria Gadú, que foi indicado ao Grammy Latino em 2015. Ele é co-fundador do duo YAMÍ, junto com Marco Lobo, com uma intensa atividade artística no Brasil e na Europa.

Puppi também tem uma presença marcante na cena teatral e cinematográfica, com composições para várias peças e trilhas sonoras de filmes, incluindo “Delicadeza é Azul” e “Ioiô de Iaiá”. Suas performance musicais também aparecem em novelas populares, como “Pantanal”, “Éramos Seis”, “Vai na Fé”, “Mar de Sertão”, “O 7° Guardião” e “Nos Tempos do Imperador”, da Rede Globo.

Em reconhecimento a essa extensa trajetória, Federico Puppi recebeu o Prêmio APTR em 2022 na categoria de Melhor Música pelo trabalho em “Em nome da Mãe”(audiovisual), e em 2023 pelo seu trabalho nas trilhas de “Ficções” e “Enquanto Você Voava, Eu Criava Raízes”. Atualmente, ele é indicado ao Prêmio Cesgranrio de Teatro, também pelas trilhas de “Enquanto Você Voava, Eu Criava Raízes”, da Cia. Dos à Deux, e por “Ficções”, dirigido por Rodrigo Portella.

Parceiro de Puppi neste canção, Rafael Langoni é um renomado compositor, arranjador, produtor e pianista, conhecido por seu trabalho na TV Globo, onde é o produtor musical responsável por trilhas sonoras de novelas e séries de sucesso. Ele tem uma extensa colaboração com artistas como o já citado Milton Nascimento, Tiago Iorc, Anavitória e Caroline Dale, e é vencedor de um Grammy Latino. Rafael também possui uma sólida experiência na música para jogos eletrônicos e é o fundador do coletivo Moonsailor

Com “Lua em Peixes”, Federico Puppi continua a surpreender com a habilidade de evocar sensações com suas composições, e a criar camadas sonoras com músicos convidados. O single já está disponível em todas as principais plataformas de streaming.

Crédito: Lucio Luna

Ficha técnica:

Federico Puppi: cello, composição, arranjo e produção

Rafael Langoni: piano e synths

Pedro Mibieli: violino, viola

Fabio Henriques: mix

Diogo Guedes: Master

Gualtiero Terrealte: design capa