Alexandre Bispo é um dos maiores especialistas em chocolate do Brasil 

Faltam poucos dias para a época mais doce do ano e, para a alegria dos chocólatras, não faltam novidades quando o assunto é Ovo de  Páscoa. O chef chocolatier pernambucano Alexandre Bispo, como faz todos os anos, apresenta as principais tendências doces para os fãs da gastronomia. Há para os mais variados gostos e bolsos: do ovo feito com folhas de ouro ao coberto com cereal matinal. 

“É preciso criatividade para criar produtos que se destaquem no mercado, em que tanto o sabor quanto a aparência sejam peças fundamentais para conquistar os clientes. O preparo pode ser simples, mas tem que ter um toque especial para fazer os chocolates parecerem verdadeiras joias”, ensina Bispo, chef de gastronomia há mais trinta anos e recordista mundial  Guinness Book com a maior escultura de chocolate.

Para este ano, o chef aposta no ovo mais sofisticado feito com folhas de ouro. Há também os produzidos em formatos de outros animais e os que usam ingredientes mais baratos como o cereal matinal. Bispo sugere o uso do produto para revestir os ovos e dar uma nova textura. Para fazer é bem simples. “Com o auxílio de duas luvas, passe um pouco do cereal sobre o chocolate temperado e vá colando sobre o ovo, até que realize o total revestimento”, ensina. 


Mais dicas
Segundo o chocolatier, o primeiro passo para ter um bom resultado é entender as técnicas de como trabalhar com o chocolate.“Só comprar a barra de chocolate, derreter e colocar na forma não é o suficiente para montar o ovo de Páscoa. É preciso fazer a temperagem”, explica Bispo. 

O chef também destaca que é muito importante a qualidade do produto utilizado. Para quem mora em região mais quente, tem mais um detalhe: o chocolate tem que ser trabalhado com uso de ar-condicionado. 
Sobre as embalagens, é fundamental que tragam uma boa proteção. Chocolate é um produto sensível ao calor, umidade e luz. Seu sabor e aparência podem ser modificados caso haja a mudança nestes fatores. O armazenamento incorreto pode deixar seu ovo esbranquiçado e sem brilho. Uma dica é embalar o ovo em papel chumbo ou manteiga e guardar em caixas de papelão, longe do sol. “Para atrair mais clientes, invista em embalagens transparentes, desta forma pode expor as texturas aplicadas nas técnicas dos Ovos de Páscoa”, diz.

Sobre Alexandre Bispo

Chef chocolatier premiado, artista plástico, técnico em panificação, com capacitação em confeitaria internacional e instrutor de uma importante empresa de chocolate. Pernambucano apaixonado e grande conhecedor do mundo do chocolate, sua rotina engloba desde a seleção das amêndoas do cacau, passando por todas as etapas de fabricação até chegar às barras. Nas horas vagas, dedica-se a congressos nacionais e internacionais sobre o tema e a uma de suas grandes paixões: criar esculturas de chocolate. O que fez entrar para o Guinness Book após produzir uma casa de chocolate em tamanho real pesando 10,4 toneladas.

Foto: Divulgação